De um lado um time envolto de grandes jogos em 2009, o ano de seu centenário. Do outro, um clube em crise dentro e fora de campo. Como o futebol não é lógico, o Flamengo superou todos os seus problemas e superou as expectativas, neste domingo. Atuando no Maracanã, o Rubro-negro aplicou um 4 x 0 no Internacional.
Apesar de todos os problemas que rondam o clube, o Flamengo não encontrou dificuldades para construir um placar elástico. O resultado deverá manter o técnico Cuca à frente da equipe por, pelo menos, mais uma semana. Atuando contra um adversário com time misto, o Mengão foi às redes com Adriano (três vezes) e Emerson. A partida ainda marcou a reestreia de Petkovic com a camisa rubro-negra, que entrou aos 37 do segundo tempo.
[SAIBAMAIS]Os cariocas subiram para o décimo segundo lugar na classificação. Já o Inter segue sem segundo, agora, três pontos atrás do líder Atlético-MG.
A próxima rodada não deverá ser fácil para o Flamengo, que terá clássico diante do Fluminense para disputar. Já o Inter receberá o Coritiba, no Beira-Rio. Antes disso, os colorados enfrentarão a LDU, na quinta-feira, na primeira partida da Recopa Sul-americana, também em Porto Alegre.
O jogo
A semana de trabalho deixou o Flamengo flanando no Maracanã. O retiro na Granja Comary revigorou o espírito rubro-negro. Pelo lado do Inter, a derrota para o Corinthians, na Copa do Brasil, ainda não foi bem processada. Equacionando esses aspectos, os cariocas sobraram em campo.
No aquecimento, Tite perdeu o atacante Taison, com desconforto muscular. A ausência do camisa 7 fez o treinador computar o seu sexto desfalque para o confronto. Com mais esta lacuna no seu time, o Inter esteou o equatoriano Bolaños, modificando o seu modo de jogar. A equipe passou a ter três meias atrás de Alecsandro, o único jogador com posicionamento de atacante.
O esquema não surtiu nenhum efeito positivo. A formação dava espaço para Juan e Léo Moura, os alas do Fla. Sem uma marcação próxima, a dupla chegou com constância na área colorada. Os visitantes parecem não se darem bem com atacantes fora do peso. Na quarta-feira, Ronaldo marcou. Neste domingo, foi a vez de Adriano. Após erro de Giuliano, o Imperador recebeu livre, no meio da defesa vermelha, chegou perto do gol e abriu o placar, aos 12 minutos.
A defesa colorada não se achava em campo, cometendo faltas seguidas próximas de seu gol. O primeiro chute do Inter saiu com Sandro, de longe, sem problemas para a defesa de Bruno. Os gaúchos voltariam a finalizar somente nos acréscimos, em tiro para fora de Bolaños, demonstrando o raquitismo do ataque colorado.
Aos 35 minutos, nova falha de Giuliano. Novo gol do Flamengo. Em erro do meia no campo defensivo, o Flamengo puxou contra-ataque e Léo Moura cruzou para Emerson ampliar. O que era bom para um clube em crise, ficaria melhor. Nos acréscimos, Adriano cobrou falta, no cantinho, colocando a goleada no placar.
Com uma boa margem de vantagem, o Mengão pouco precisava fazer na segunda etapa. Porém, o Inter seguia oferecendo espaços. Mesmo sem ser muito incisivo, o time de Cuca chegou ao quarto gol. Aproveitando-se de mais um buraco na retaguarda colorada, Léo Moura invadiu a área e foi empurrado por Glaydson, o pênalti foi marcado. O ala queria realizar a cobrança. Juan também. Mas Adriano fez sua vontade valer. Bateu a penalidade, marcando o seu terceiro na noite.
Com o vencedor definido, a torcida passou a fazer festa nas arquibancadas. Eram gritos de "olé", pedidos da permanência de Ibson no clube e, até mesmo, exaltação ao técnico Cuca, que está na corda bamba. Não podia ser diferente. Nada melhor que um 4 a 0 para espantar a má fase e a tranquilidade voltar a imperar.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4 x 0 INTERNACIONAL
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de junho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Renda: R$ 249.961,00
Público: 17.955
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Gasse e João Chaves (ambos de SP)
Cartões amarelos: Ronaldo Angelim, Bruno, Fabrício e Emerson (Flamengo); Guiñazu, Sandro, Giuliano, Álvaro e Glaydson (Inter)
GOLS:
FLAMENGO: Adriano, aos 12 e aos 46 minutos do primeiro tempo e aos 21 minutos do segundo tempo, e Emerson, aos 35 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno; Wellinton, Ronaldo Angelim e Fabrício; Leonardo Moura (Fierro), Toró, Ibson (Petkovic), Willians e Juan; Emerson e Adriano (Éverton)
Técnico: Cuca
INTERNACIONAL: Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Sandro, Guiñazu, Giuliano (Glaydson) e Andrezinho; Bolaños (Leandrão) e Alecsandro
Técnico: Tite