Apenas um ponto separa a África do Sul das semifinais da Copa das Confederações. A missão para um time que joga diante de sua torcida não seria tão difícil se o adversário deste sábado, às 15h30 (de Brasília), em Bloemfontein, não fosse a Espanha, equipe mais badalada da competição e líder do ranking da Fifa.
Com 100% de aproveitamento nas duas partidas, a Fúria já está classificada para a etapa seguinte das Confederações e precisa apenas ratificar a primeira posição do grupo A. A única equipe que pode tirar esse posto dos atuais campeões europeus é a África do Sul, que somou quatro até agora, mas pode perder a classificação para o Iraque - que enfrenta o time saco-de-pancadas da Nova Zelândia.
Apesar da árdua tarefa que tem pela frente, o treinador brasileiro Joel Santana admitiu que tem total certeza de que os Bafana Bafana podem conseguir ao menos um empate com os espanhóis. A confiança do treinador aumentou depois da vitória por 2 x 0 na quarta-feira sobre os neozelandeses, com dois gols do atacante Parker.
"Acredito 100% nos meus jogadores", comentou Joel, que quer ver seus jogadores preparados psicologicamente para medir forças com a Fúria. "Precisamos ter personalidade. Se fizermos isso, tenho plena confiança de que vamos nos classificar", complementou.
Joel, porém, está ciente de que mesmo assim será complicado. "Não é frequente para a nossa equipe enfrentar o país número 1 do mundo. Além disso, a Espanha tem um plantel cheio de experiência e talento, além de um ataque com Fernando Torres e David Villa", elogiou.
Já do lado da Espanha, o técnico Vicente del Bosque vai dar descanso a alguns de seus medalhões, do gol ao ataque - até mesmo com a possibilidade de escapar de Brasil ou Itália na próxima fase. "Ainda não sei se é melhor terminar essa fase de grupos em primeiro ou segundo lugar, mas quero deixar claro que pretendemos ser os líderes", garantiu o comandante.
"Não sei ainda muita coisa sobre a África do Sul, mas imagino que eles vão jogar como o Iraque nos enfrentou. Vão criar chances, porque sempre há uma boa possibilidade de pelo menos uma bola entrar", previu Del Bosque.
Duelo secundário: Também às 15h30 deste sábado, Iraque e Nova Zelândia se enfrentam em Joanesburgo. Os representantes da Oceania já estão eliminados, enquanto os asiáticos do Oriente Médio, ainda com chances matemáticas para avançarem, dependem de um triunfo da Fúria sobre a África do Sul.
Mais confiante está o Iraque, com um ponto. Uma vitória por dois gols de diferença, somada a um triunfo espanhol, coloca o time do copeiro Bora Milutinovic no segundo posto do grupo A, para pegar o primeiro colocado da outra chave.
FICHA TÉCNICA - ÁFRICA DO SUL X ESPANHA
Local: Free State Park, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 20 de junho de 2009, sábado
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Assistentes: Patrício Basualto e Auxiliar: Francisco Mondria (ambos do Chile)
ÁFRICA DO SUL: Khune; Gaxa, Mokoena, Masilela e Booth; Dikgacoi, Sibaya, Modise e Pienaar; Parker e Fanteni.
Técnico: Joel Santana
ESPANHA: Pepe Reina; Carles Puyol, Gerard Piqué, Carlos Marchena e Alvaro Arbeloa; Sergio Búsquets, Cesc Fabregas, Santi Cazorla e Albert Riera; Fernando Torres (David Villa) e Daniel Guiza.
Técnico: Vicente del Bosque