A velha máxima futebolística de que "um bom time começa por um goleiro" ecoará na cabeça de Florentino Pérez nos próximos dias. Enquanto prepara um verdadeiro esquadrão para defender o Real Madrid na próxima temporada, o presidente merengue viu nesta sexta-feira brotarem notícias de que o arqueiro Iker Casillas pode deixar o Santiago Bernabéu e reforçar o Manchester United.
Os Diabos Vermelhos terão um enorme saldo bancário para fazer contratações neste mercado de transferência: vão receber 94 milhões de euros (R$ 257 mi) do próprio Real pela aquisição do português Cristiano Ronaldo. Sem o astro do setor ofensivo, o técnico Alex Ferguson poderia responder seduzindo o principal pilar da defesa madrilena com uma oferta irrecusável a Casillas, de acordo com o jornal Daily Mail.
Mais do que dar um troco no clube merengue, o Manchester United pensa em um substituto para Edwin van der Sar. Embora titular absoluto da meta vermelha nas últimas temporadas, o holandês já pleiteia a aposentadoria: em outubro, completará 39 anos de idade.
Casillas, que ao lado de Raúl formam os únicos titulares do Real revelados nas categorias de base do clube, é o titular da meta merengue há dez anos, desde que ganhou a vaga do alemão Bodo Ilgner. O goleiro, hoje com 28 anos, perdeu espaço apenas entre 2001 e 2002, durante um período de má fase.
Se o acordo com Casillas não vingar, o Manchester United deve continuar ainda no mercado espanhol para buscar um goleiro mais novo. Os principais alvos são Diego López, do Villarreal, e Sergio Asenjo, vinculado ao Valladolid, mas muito próximo de defender o Atlético de Madri.