A sexta-feira foi de treinos leves para os titulares da seleção na vitória por 3 x 0 sobre os Estados Unidos, na quinta, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Para não desgastar o elenco, a comissão técnica promoveu um trabalho de regeneração muscular em uma academia na cidade de Pretória, onde a equipe está alojada.
Dos 11 jogadores que venceram os norte-americanos e deixaram a seleção perto da vaga para as semifinais, apenas o goleiro Júlio César não foi para a ginástica. O arqueiro realizou um trabalho físico orientado por Paulo Paixão no gramado do Super Stadium, também em Pretória, com o restante do elenco verde-amarelo, e também participou de um treino em campo reduzido.
Sem o camisa 1 da Inter de Milão, os outros dez atletas seguiram para academia Activity Virgin: os laterais Maicon e André Santos, os zagueiros Lúcio e Miranda, os meio-campistas Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires e Kaká e os atacantes Robinho e Luís Fabiano.
Titulares da seleção nas últimas partidas, Daniel Alves, Kléber e Elano participaram do treino no Super Stadium. Já o zagueiro Juan, o primeiro a alegar cansaço e pedir para ser preservado contra os norte-americanos, entrou apenas da etapa final do treinamento.
Descanso: Toda a delegação verde-amarela ganhará umas horas de folga nesta sexta-feira, no período vespertino na África do Sul. Depois de quase 20 dias de concetração, os jogadores poderão passear por Pretória pela primeira vez.
A seleção, completa, participa de um coletivo neste sábado, o único treino específico antes do embate com a Itália, domingo às 15h30 (de Brasília). Líder do grupo B, o Brasil pode até perder por um gol de diferença que ainda assim avança à segunda fase das Confederações.