Após tomar um sufoco do compatriota Rogerio Dutra Silva na abertura do qualyfing de Wimbledon 2009, Thiago Alves embalou e encontrou mais facilidades na segunda rodada. Diante do alemão Tobias Kamke, número 300 do mundo, o brasileiro aplicou 6/4 e 7/5 para se colocar a apenas uma vitória de disputar a chave principal do Grand Slam britânico de forma inédita.
Embora seja um tenista que costume se dar bem sobre superfícies rápidas, Alves chegou ao All England Club nesta temporada com pouca experiência na grama. Em Wimbledon, ele só havia jogado em 2007, quando parou logo no primeiro desafio do quali, caindo por 6/3 e 6/4 frente ao polonês Michal Przysiezny. Sua segunda participação no evento, por outro lado, está sendo bem mais proveitosa, e ele é o segundo canarinho garantido na rodada final - o outro sai do embate nacional entre Ricardo Hocevar e Caio Zampieri, marcado também para esta quarta-feira.
Sexto pré-classificado do torneio que levará oito atletas à chave do Aberto da Inglaterra, o 122º colocado do ranking de entradas pode vingar nos próximos dias o também brasileiro João 'Feijão' Souza, que foi derrotado pelo austríaco Alexander Peya na última terça. Thiago Alves enfrentará o europeu, 203 do planeta, caso ele confirme o favoritismo contra o local Joshua Milton (708).