O Brasiliense confirmou sua ótima fase nesta terça-feira ao vencer a Portuguesa por 1 x 0 em pleno Canindé, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o time soube jogar de maneira defensiva e aproveitou as poucas chances cedidas pelo anfitrião para decretar a primeira derrota rubro-verde em seus domínios.
O resultado mantém o time candango na segunda colocação da competição, com 15 pontos, agora na busca pelo líder Guarani, que soma 16, mas com uma partida a menos. Já a Portuguesa, que volta a tropeçar em sua inconstante campanha, permanece com 11 pontos ganhos, na quinta colocação.
O Brasiliense volta a campo no dia 27 de junho, sábado, para pegar o Paraná, em seu terceiro duelo consecutivo fora de casa. A partida está marcada para as 21 horas (de Brasília), no estádio Durival de Brito. Já a Lusa tenta a recuperação na mesma data contra um conhecido adversário: enfrenta o Bragantino às 16h10, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O jogo
Desde o primeiro minuto de jogo, a ofensiva formação escalada pelo técnico Paulo Bonamigo tentou pressionar o Brasiliense, para minimizar os efeitos de jogar sem o lateral esquerdo Anderson Paim e o atacante Edno. O ataque composto pelos recém-contratados Kempes e Dinei, no entanto, não conseguia mostrar entrosamento.
A primeira vez que o visitante chegou com perigo à meta de Fábio foi aos 15 minutos, quando Edinho aproveitou rebote pela esquerda e bateu cruzado - o veterano Fábio Junior quase alcançou com um carrinho. Na sequência, Marco Antonio assustou Guto batendo falta com muito perigo. O Brasiliense, aos poucos, equilibrava o confronto no Canindé.
Aos 26 minutos, Edinho cobrou falta pela direita do ataque em direção à área. Cláudio Luiz aproveitou a saída atrasada e mal feita de Fábio para se adiantar e cabecear, abrindo o placar. A Lusa então, se jogou ao ataque e quase empatou pouco depois, quando Fellype Gabriel completou na segunda trave após cobrança de escanteio, mas Guto apareceu bem para evitar.
Aos 30 minutos, Iranildo quase ampliou em perigosa cobrança de falta. Antes do intervalo, Dinei perdeu boa chance em chute cruzado. O cenário não se alterou no segundo tempo: a Portuguesa tentava abafar na busca pelo gol do empate, enquanto dava cada vez mais espaço para o visitante tentar fechar de vez o jogo.
Aos cinco minutos, novo susto no Canindé. Em contra-ataque, Iranildo recebeu sozinho na entrada da área e bateu forte no canto direito, mas Fábio salvou. Os chutes de Marco Antonio e as tabelas entre Fellype Gabriel e Kempes não tentavam ter algum efeito quando, mais uma vez, Iranildo fez o arqueiro lusitano trabalhar bem, evitando o gol aos 22 minutos.
O técnico Bonamigo tentou alterar o time para buscar a reação, mas novamente quem assustou foi o Brasiliense. Aos 29, Fábio Junior recebeu passe na grande área e bateu forte. Fábio fez a defesa e a bola explodiu na trave, antes de ficar nos pés da zaga rubro-verde.
A entrada de Héverton na vaga de Fellype Gabriel quase se justificou em seu primeiro lance. O meia puxou rápida jogada pelo lado direito e cruzou na medida para Kempes, que bateu. Guto desviou a bola, que ia lentamente entrando no gol quando Cláudio Luiz apareceu para afastar o perigo. Apesar da pressão, a Lusa parou nas mãos de Guto e não pôde evitar sua primeira derrota em casa.