O nadador brasileiro Daniel Dias, que conquistou nove medalhas na Paraolimpíada de Pequim, foi escolhido para receber o prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, e a entrega do prêmio aconteceu em Londres.
Dias, de 20 anos, começou a nadar apenas aos 16 e aprendeu os quatro estilos em apenas dois meses. Ele recebeu o prêmio das mãos dos ex-atletas Sebastian Coe e Edwin Moses, ambos membros da Academia Laureus, que confere a premiação anualmente.
"Fico muito grato aos membros da academia pelo prêmio. É uma grande honra. O Prêmio Laureus é a maior recompensa que um atleta paraolímpico pode ter por seu trabalho, e sou muito grato por recebê-lo. Esse prêmio vai me ajudar a encorajar novos nadadores paraolímpicos no Brasil", afirmou Daniel Dias, na cerimônia.
Para conquistar o prêmio, Daniel Dias superou a norte-americana April Holmes, a britânica Darren Kenny, o sueco Jonas Jacobson, a espanhola Teresa Perales e a chinesa Zhang Lixin, que também se destacaram na Paraolimpíada.
Ao conquistar o Laureus, Dias entra em um seleto grupo de super atletas. Neste ano, o jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva já receberam a honraria.