A eslovaca Magdalena Rybarikova conquistou neste domingo (14/06) seu primeiro troféu profissional da carreira. Apesar da pouca idade, a tenista de 20 anos atuou em um bom nível na final do Torneio de Birmingham contra a chinesa Na Li e consolidou o título em 1h13 com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 7/6 (7-2).
Atualmente na posição de número 58 do mundo, Rybarikova fez valer a regularidade em seu saque para minar as devoluções de Li, que nas semifinais havia despachado a russa Maria Sharapova em sets diretos. A promissora eslovaca não cedeu um game de serviço sequer à chinesa mais experiente, de 27 anos e dona da 20ª colocação do ranking da WTA, e ainda superou o aproveitamento de 70% quando colocou a bola em jogo.
Com este título conquistado ainda com um 'pneu' (6/0) na etapa inicial da partida, Rybarikova levanta a primeira taça após ter se tornado profissional em 2004. Neste ano, a tenista eslovaca ainda tinha se aproximado de uma conquista em duas ocasiões, mas parou nas semifinais tanto de Hobart como de Pattaya, nos primeiros meses de 2009.
Na grama inglesa de Birmingham nesta semana, a cabeça de chave número 13 do torneio havia vencido outra chinesa, ainda mais bem ranqueada que Li: Jie Zheng, que entrou na disputa britânica como principal favorita, dada a boa colocação que ocupa na lista das melhores do planeta: 16ª. O triunfo foi complicado: 2 sets a 0, mas parciais de 7/6 (12-10) e 6/4.