Em um jogo em que foi superior ao longo dos 90 minutos, o Botafogo derrotou o Santos por 2 x 0 na noite deste sábado no Engenhão e conquistou seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. Com gols de Batista e Laio, ambos no segundo tempo, o Glorioso alcançou os seis pontos e deixou a zona de rebaixamento, pelo menos até os confrontos deste domingo. O Peixe perdeu a chance de ser vice-líder, permanecendo com nove pontos.
O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 16h10min(de Brasília), quando visita o Vitória no Estádio Barradão, em Salvador (BA). Já o Santos vai atuar apenas no domingo, às 18h30min(de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP).
O jogo
As duas equipes começaram a partida se estudando. A tentativa do Santos de congestionar o meio-de-campo surtiu efeito em um primeiro momento, quando o Botafogo parecia precipitado na hora de tocar a bola. O jogo truncado se refletiu no fato de a primeira oportunidade de gol ter acontecido apenas aos 16 minutos, quando Tony arriscou de fora da área e a bola passou sobre o gol defendido pelo goleiro Fábio Costa.
Com o passar do tempo e vendo que o Santos abdicava completamente do ataque, o Botafogo posicionou a sua marcação no campo de ataque, o que complicava a saída de bola do Peixe. Aos 24 minutos, Víctor Simões teve boa chance ao pegar rebote da zaga e chutar à direita do goleiro.
Mas o lance que acordou os poucos torcedores presentes no Engenhão aconteceu aos 31 minutos. Fahel recebeu passe de Lúcio Flavio na área, tentou encobrir o goleiro e Fabiano Eller salvou em cima da linha.
Muito recuado, o Santos não tinha referência na área. Único atacante de origem, Kléber Pereira chegava ao ponto de buscar a bola no meio-de-campo. A postura do Peixe ficou evidente pelo número de finalizações da primeira etapa, uma, em um chute de Roberto Brum, sobre o gol, aos 33 minutos.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Botafogo se tornou ainda mais perigoso, desperdiçando boas oportunidades. Aos 35, Eduardo chutou cruzado e Tony chegou atrasado na hora de finalizar. O mesmo Tony, aos 40, escorou cruzamento de Víctor Simões e novamente um defensor santista salvou em cima da linha, dessa vez, Léo. Na última chance antes do intervalo, Batista chutou de fora da área e Fábio Costa cedeu escanteio.
A segunda etapa começou do mesmo jeito que o jogo foi para o intervalo. Ou seja, com o Botafogo mais presente no campo de ataque, enquanto o Santos se posicionava para jogar no erro botafoguense. Aos dois minutos, Léo Silva chutou e Fábio Costa defendeu. Nove minutos depois o goleiro santista voltou a interferir em um arremate de Batista.
Com o Botafogo não tendo sucesso nas finalizações, o Santos decidiu ser mais ofensivo. O técnico Vágner Mancini tirou Molina, figura nula em campo, e colocou Neymar, o que melhorou o poder de fogo santista. A nova postura se refletiu em boas oportunidades. Aos 22 minutos, Paulo Henrique Lima chutou de fora da área, à esquerda do goleiro Renan. Quatro minutos depois, o arqueiro carioca fez sua primeira grande defesa. Madson cruzou da esquerda e Kléber Pereira cabeceou para Renan salvar.
Justamente no seu momento mais ofensivo o Santos levou o gol, aos 36 minutos. Thiaguinho recebeu a bola pela esquerda, rolou para a área e Batista chutou para o fundo da rede. O chute foi fraco, mas a bola desviou na zaga e enganou Fábio Costa.
O Santos sentiu o golpe e o Botafogo tratou de definir o triunfo aos 42 minutos. Eduardo lançou para o ataque, Fabão cortou mal e Laio, livre, driblou o goleiro e rolou para o fundo da rede.