A russa Maria Sharapova tinha tudo para disputar neste domingo a sua primeira decisão após 14 meses: jogaria na grama pelas semifinais do Torneio de Birmingham - o piso predileto, em uma competição em que costuma ter bons resultados. Mas o saque da ex-número 1 do mundo não encaixou no relvado inglês e permitiu que a chinesa Na Li, quarta cabeça de chave, vencesse a musa por 2 sets a 0, duplo 6/4, e seguisse para a partida da taça.
Tentando retornar ao circuito mundial após uma contusão crônica no ombro direito, Sharapova, atualmente no posto de número 73 do ranking, sentiu os resquícios da lesão. O saque da russa não foi tão forte como de costume e permitiu que a chinesa, atualmente na 20ª do mundo, alcançasse dez break points: venceu seis deles, contra quatro da siberiana de 22 anos, e fechou o jogo em 1h29.
Esta foi a primeira vitória que Na Li conseguiu na carreira sobre Sharapova, em seis partidas realizadas. As duas tenistas, curiosamente, estiveram frente a frente há menos de duas semanas, nas oitavas de final de Roland Garros, e a russa levara a melhor no saibro francês: 2 sets a 1, com irregulares parciais de 6/4, 0/6 e 6/4.
Agora, enquanto Li aguarda a vencedora da outra semifinal, entre a eslovaca Magdalena Rybarikova e a indiana Sania Mirza, Sharapova deixa Birmingham com uma sensação satisfatória: conseguiu o melhor desempenho na temporada. Antes, a russa fora quadrifinalista de Roland Garros e do Torneio de Varsóvia.
Além disso, a tenista siberiana manteve as boas apresentações na grama da cidade localizada no coração da Inglaterra: em seis participações em Birmingham, jamais deixou o torneio antes das semifinais. Campeã em 2004 e 2005 e vice em 2007, ela também havia alcançado as semis de 2003 e 2006.