O Paraná Clube desperdiçou uma grande oportunidade para embalar na Série B do Campeonato Brasileiro ao tropeçar em plena Vila Capanema diante do Ceará, que mesmo com o empate por 3 a 3 desta sexta-feira (12/6) não deixou a lanterna da competição. O time da casa, que chegou aos oito pontos ganhos, permanece metade da tabela de classificação, por enquanto na décima colocação.
O Vovô Cearense abriu o placar em uma jogada confusa, aos 20 minutos do primeiro tempo. Depois de um choque entre o zagueiro paranista e o árbitro, Fábio Vidal bateu cruzado e Wellington Amorim desviou para as redes. O empate veio aos 30 minutos com Alex Afonso, que tocou de cabeça após cruzamento de João Paulo. A virada do paraná aconteceu aos 44 minutos, com um golaço de Adoniran, de fora da área.
Depois do intervalo, Wellington Amorim, que ainda não tinha desencantado na competição, fez o segundo, aos seis minutos. Com um jogador a menos, os visitantes ficaram na frente novamente aos 19 minutos, com Preto tocando na sida do goleiro após recebe lançamento. Aos 38 minutos, na pressão, Wellington Silva, que havia acabado de entrar, empatou e evitou um desastre maior para o Paraná.
O Paraná Clube volta jogar na sexta-feira, diante do Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o Ceará entra em campo na terça-feira, diante do São Caetano, no Estádio Castelão, na capital cearense.
O jogo: Com um grande jejum de vitórias fora de casa, o Vovô partiu para o ataque logo no primeiro minuto, com Andrezinho que, no entanto, foi travado por Adoniran na hora do cruzamento. Depois de um período de estudos, o Tricolor ensaiou uma pressão, mantendo a posse de bola por um tempo maior. Aos cinco minutos, Davi dominou a bola após rebote, mas bateu sem perigo.
O Alvinegro respondeu aos oito minutos com Preto, que aproveitou cruzamento de Wellington Amorin e quase abriu o placar. Aos 14 minutos, João Paulo fez o levantamento e Alex Afonso desviou pela linha de fundo. Depois de uma entrada mais forte de Murilo Ceará sobre Preto, o tempo fechou entre os atletas.
Em um lance confuso, aos 20 minutos, o árbitro Mauricio Aparecido Siqueira atrapalhou o Paraná e a bola sobrou para Fábio Vidal bater cruzado. Wellington Amorin aproveitou e desviou para o fundo das redes.
O Ceará quase ampliou com Heleno que, aos 27 minutos, mandou uma bomba para defesa de Ney. Porém aos 30 minutos, João Paulo cruzou e Alex Afonso, de cabeça, deixou tudo igual. Aos 34 minutos, Wellington chutou na trave e, no rebote, Geraldo conseguiu mandar no travessão. Mas a virada paranista aconteceu aos 44 minutos, com um golaço de Adoniran, que bateu de primeira, de fora da área.
Na segunda etapa, o Tricolor quase ampliou já no primeiro ataque, com um peixinho de Alex Afonso, que não conseguiu tocar a bola. Mas o Alvinegro explorava os erros da defesa do time da casa. Aos seis minutos, Wellington Amorim dominou na área e fuzilou para as redes para empatar. O Paraná tentou responder com um chute de Bebeto, aos sete minutos, mas para fora.
O gol tomado acordou o Paraná que melhorou e partiu para o ataque. Aos 12 minutos, Dirley cabeceou na área e Preto, em cima da linha, salvou. A situação ficou melhor para a equipe paranista aos 16 minutos, com a expulsão de Andrezinho, que fez uma falta mais forte em João Paulo. Mas o efeito foi contrário. Aos 19 minutos, Preto foi lançado e tocou na saída de Ney para colocar o Ceará na frente.
O torcedor se irritou com o gol tomado e já reclamava da atuação do time. Aos 23 minutos, Dinélson tentou um lançamento longo, mas Alex Afonso não alcançou.
Aos 31 minutos, novamente Dinélson cruzou, Freire desviou no caminho e a bola passou com muito perigo. Então, Zetti colocou em campo o atacante Wellington Silva para aumentar o poder ofensivo e deu certo. Aos 38 minutos o jogador aproveitou levantamento de Davi e definiu o empate.