O ano de 1994 coroou o esporte brasileiro com dois títulos mundiais. Além da Copa do Mundo do futebol vencida pela equipe de Romário e Bebeto, o Brasil também pôde comemorar o inédito primeiro lugar no basquete feminino. E nesta sexta-feira, a conquista do time comandado por Hortência e Paula completa 15 anos.
Além das duas principais jogadoras da história do basquete brasileiro, o time verde e amarelo campeão no Mundial da Austrália, cujo técnico era Miguel Ângelo da Luz, contava com Janeth - que viria a ser o principal nome da seleção nos anos seguintes -, Helen, Leila, Adriana, Ruth, Roseli, Cíntia, Alessandra, Dalila e Simone.
Em terras australianas, na primeira fase, a seleção brasileira foi derrotada pela Eslováquia (por 99 a 88), mas venceu Taiwan (por 112 a 83) e Polônia (por 87 a 77) e avançou na competição.
Na fase seguinte, o Brasil venceu Cuba (por 111 a 91) e a Espanha (por 92 a 87). Assim, nem mesmo a derrota para as chinesas por 97 a 90 impediu as comandadas de Miguel Ângelo da Luz de chegarem à semifinal.
Na luta por uma vaga na decisão contra as temidas norte-americanas, as três principais jogadoras brasileiras fizeram a diferença. Hortência, com 32 pontos, Paula, com 29, e Janeth, com 22, trataram de liquidar os Estados Unidos por 110 a 107.
Tendo superado seu mais temido rival, o Brasil chegou ao dia 12 de junho pronto para se vingar das chinesas pela derrota na segunda fase. Mais uma vez o trio Hortência, Paula e Janeth brilhou, vencendo as rivais por 96 a 87 e garantindo a consagração daquela geração, que, dois anos mais tarde, ainda ficaria com a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta.
Homenagem:
Neste sábado, no intervalo do segundo jogo da final do NBB entre Flamengo e Universo, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) promoverá uma solenidade para relembrar a conquista do título mundial. Para o evento foram convidadas as atletas e a comissão técnica da equipe campeã em 1994.