Nesta sexta-feira, a Itália estreou na Liga Mundial, torneio onde é octacampeã, mas que não vence desde 2000, e ganhou com extrema facilidade de China por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/12 e 25/16. A Azzurra está no Grupo A, que também conta com a Holanda e os atuais campeões do torneio, os Estados Unidos.
No primeiro set, a Itália não teve nenhuma dificuldade para superar os chineses. Comandados por Cristian Savani, os europeus dominaram o primeiro set e fecharam por 25 a 16.
Com extrema facilidade, os maiores campeões da Liga Mundial atropelaram por 25 a 12, graças ao bom momento de Mauro Gavotto. Para fechar a conta com chave de ouro, os italianos fizeram 25 a 16 e puseram fim à partida.
O principal pontuador da partida foi Savani, com 20 pontos, seguido por Gavotto, que marcou 15. Do outro lado, nenhum jogador marcou mais de cinco pontos, 'feito' conquistado apenas por Hongmin Bian. Em comparação com a Itália, os piores marcadores foram Simone Parodi, com um ponto, seguido por Emanuele Birarelli, com nove.
Na outra partida da tarde, Sérvia e França realizaram uma partida equilibrada, onde os Bleus triunfaram por 3 sets a 0. O primeiro trecho do jogo foi muito equilibrado, mas a França foi mais tranquila e teve mais opções de ataque para levar a melhor sobre a seleção da Sérvia por 22 a 25.
No segundo set a França abriu grande vantagem e conseguiu fechar o segundo período por 25 a 17. O terceiro trecho do jogo seguiu equilibrado, e a Sérvia lutou muito por cada ponto e se sobressaiu nos bloqueios. As duas equipes mantiveram a igualdade por algum tempo, mas no final, os franceses venceram por 27 a 29.
Individualmente, destaque para Guillaume Samica, que marcou 19 pontos, alguns deles decisivos no final da partida. Do lado sérvio, Dragan Stankovic foi o maior marcador, tendo convertido nove pontos.