O Brasil está cada dia mais próximo da Copa do Mundo da África do Sul. Na noite desta quarta-feira, os comandados de Dunga aproveitaram o embalo da goleada sobre o Uruguai e conquistaram uma nova vitória. A vítima foi o Paraguai, derrotado por 2 x 1, no estádio do Arruda, em Recife.
Mesmo com apoio maciço do público pernambucano, o Brasil saiu atrás do marcador ao sofrer um gol de falta do "gordinho" Cabañas. Porém, os donos da casa arranjaram forças para virar o marcador através de Robinho e Nilmar, o substituto de Luís Fabiano.
O triunfo consolida os pentacampeões mundiais na liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2007, com 27 pontos. Já o Paraguai, visto como a sensação do torneio, sofre a segunda derrota seguida e permanece com 24.
Os recentes resultados nas Eliminatórias reforçam a confiança brasileira para a defesa do título na Copa das Confederações, uma prévia do Mundial da África do Sul. A estreia do país está marcada para segunda-feira frente ao Egito.
Na próxima rodada das Eliminatórias, a seleção brasileira mede forças com a Argentina, sua principal rival. O Paraguai volta a jogar perto de sua torcida contra a Bolívia. Ambos os confrontos estão marcados para a primeira semana de setembro.
O Jogo
Embalado pela goleada de 4 x 0 fora de casa contra o Uruguai, o Brasil impôs um ritmo forte nas ações iniciais diante do Paraguai. No primeiro minuto da partida, duas finalizações, com Robinho e Kaká. O goleiro Villar demonstrou segurança nas duas intervenções.
A partir dos 15 minutos, o Paraguai conseguiu encaixar a marcação sobre as talentosas peças ofensivas do Brasil e começou a arriscar algumas investidas na frente. Ainda por cima, os visitantes foram premiados com um gol de bola parada, em um lance de pura sorte. Cabañas bateu falta da intermediária e contou com um desvio em Elano para vencer Júlio César.
A desvantagem deixou o Brasil nervoso por alguns instantes. Elano vivia uma noite ruim na parte técnica, enquanto Kaká e Nilmar estavam presos na marcação do adversário. A torcida começava a ficar impaciente.
Ainda assim, os pentacampeões alcançaram a igualdade pelas pontas. Aos 40 minutos, Daniel Alves fez o levantamento da direita em direção a Robinho. Livre no segundo pau, mas com pouco ângulo, o atacante brasileiro completou de perna esquerda.
Virada: Na etapa complementar, foram necessários apenas quatro minutos para o Brasil tomar a dianteira do placar. Nilmar recebeu passe precioso de Felipe Melo e tentou ajeitar de peito para Robinho. A bola tocou na zaga e sobrou para o próprio jogador do Internacional finalizar por cima de Villar.
Abusado, o Paraguai avançou suas linhas para buscar o empate. O técnico Gerardo Martino usou suas três alterações para mudar o panorama em campo - entraram Aquino, Benítez e López. Enquanto isso, o Brasil tinha espaço no contra-ataque, mas desperdiçava boas oportunidades de gol.
No final, Dunga fez uma alteração conservadora: Kléberson ficou com a vaga de Robinho. Bem postado na defesa, o Brasil assegurou a ponta das Eliminatórias.