A altitude começa a virar um trauma para a Argentina. Após o vexame histórico contra a Bolívia, em La Paz, os comandados de Diego Armando Maradona caíram diante do Equador: derrota nesta quarta-feira por 2 x 0 em Quito, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Desta vez, os argentinos procuraram tomar a iniciativa em campo e desperdiçaram uma série de oportunidades, sobretudo na etapa inicial. O atacante Carlitos Tevez perdeu, inclusive, um pênalti.
No segundo tempo, o Equador resolveu a fatura aproveitando duas desatenções do adversário. Ayoví e Palacios foram os artilheiros da partida.
Embora tenha sofrido mais um revés fora, a Argentina continua na quarta posição das Eliminatórias, com 22 pontos. Com 20, o Equador assume o quinto lugar, ultrapassando o Uruguai (17), que ainda joga contra a Venezuela nesta quarta-feira.
Na próxima rodada, marcada para a primeira semana de setembro, a Argentina enfrenta justamente o Brasil, seu maior rival, em Buenos Aires. O Equador, por sua vez, visita a Colômbia.
O Jogo
Ao contrário da última experiência na altitude, na desastrosa derrota para a Bolívia, a Argentina entrou ligada em campo nesta quarta-feira. Em apenas 11 minutos de partida, Messi teve duas oportunidades para marcar, mas a pontaria não estava apurada.
Aos 27 minutos, a Argentina teve a sua principal oportunidade no primeiro tempo. Tevez sofreu pênalti e foi para a cobrança. Contudo, o goleiro Elizaga demonstrou competência para interceptar o arremate do ex-ídolo do Corinthians.
O Equador melhorou pouco antes do intervalo. Com o objetivo de aproveitar a altitude, os donos da casa insistiram nos chutes de longe. A principal arma era o meia Mendez. Só que o equatoriano também não conseguia acertar o alvo.
No segundo tempo, a Argentina continuou em cima do rival para buscar o gol. Aos 16 minutos, Elizaga operou um verdadeiro milagre no chute de Gago dentro da área.
A partir dos 20 minutos, o Equador avançou suas linhas e aumentou o ritmo. Os donos da casa foram premiados com o gol de Ayoví, que aproveitou uma sequência de erros na saída de bola argentina e acertou o ângulo do arqueiro adversário.
No fim, o Equador se beneficiou da queda de rendimento do time de Maradona e resolveu a partida. Palacios invadiu a área, deixou um rival sentado no chão e bateu colocado, no ângulo direito da meta argentina.