Levou sete meses para Marcelo Salas oficializar a aposentadoria anunciada inicialmente em novembro. Nesta terça-feira, porém, o atacante chileno realizou a sua última partida em amistoso realizado em Santiago, que teve estádio lotado e a presença de jogadores consagrados internacionalmente.
Salas disse adeus ao futebol em um amistoso de jogadores do presente contra ídolos do passado, todos amigos do ex-atacante. De um lado estavam jogadores como os meias argentinos Ariel Ortega e Marcelo Gallardo, o centroavante italiano Christian Vieri e o francês David Trezeguet. A outra equipe contava com ex-jogadores como o goleiro Nelson Tapia (ex-Santos) e Ivan 'Bam-Bam' Zamorano.
A partida, acompanhada por mais de 40 mil pessoas no Estádio Nacional, terminou empatada por 3 x 3, com o protagonista da festa atuando pelos dos times. Salas, que se aposentou como profissional pela Universidad do Chile, recebeu muitas homenagens - a mais suntuosa por parte do River Plate, clube argentino que o atacante defendeu por quatro temporadas, entre 1996-98 e 2003-05.
Ao longo de uma carreira recheada de títulos e atrapalhada por contusões, Salas atuou também no futebol italiano, com as camisas de Lazio e Juventus. O atacante foi quatro vezes campeão argentino pelo River, três vezes italiano (uma pelo clube romano e duas pela Velha Senhora).
Em 15 anos como profissional, o 'El Matador' disputou 549 partidas e marcou 250 gols - 37 deles pela seleção chilena, da qual é o máximo artilheiro da história daquele país. Salas, com 34 anos, alegou que não tinha mais condições de atuar em alto nível, em decorrência de uma contusão no joelho.