O suíço Roger Federer conseguiu uma vitória incrível na manhã desta segunda-feira em Roland Garros. Após estar perdendo para Tommy Haas por 2 sets a 0, o segundo melhor tenista do ranking da ATP conseguiu virar para 3 sets a 2 (parciais de 6/7 (4-7), 5/7, 6/4, 6/0 e 6/2). Mesmo assim, após o jogo Federer foi muito questionado sobre a queda de seu maior rival: o espanhol Rafael Nadal.
"Isso (queda do número 1 do mundo) prova que somos humanos e que é muito duro conquistar títulos e vencer jogos a cada dia. Mas estou pronto para jogar contra qualquer um. Isso não me afetou em nada, até por que estou do outro lado da chave. Tenho consciência da situação, mas quero me concentrar em meu jogo", comentou o suíço.
Apesar da derrota do espanhol, Federer espera que seu maior rival não irá se abalar, e estará de volta em um ritmo ainda melhor. "Não estou aliviado, porque, ele não se aposentou, certo? Ele vai voltar ainda mais forte. Tenho certeza disto. Foi uma grande decepção, mas não estava focado nisto (jogo de Rafael Nadal)", disse.
Roger Federer também falou sobre a complicada partida contra Tommy Haas. "Eu fui mal durante o primeiro set, mas fui bem no segundo. Infelizmente, meu saque foi quebrado. Isto me deixou um pouco nervoso", analisou.
O suíço ainda projetou seu futuro em Roland Garros após a queda do número 1 do mundo e atual tetracampeão do torneio. Mesmo assim, ele não acredita que o caminho rumo ao único Grand Slam que não conquistou esteja mais fácil.
"Se chegar à final, significa que vou enfrentar um grande jogador. Ainda não cheguei lá e não quero pensar nisso agora. E ninguém veio me dizer: 'agora é sua chance' ou 'se não for agora você não ganhará nunca mais'. Ninguém reagiu assim na minha equipe ou perto de mim", revelou, humilde.