A torcida do Internacional tem motivo de sobra para comemorar neste domingo. A equipe gaúcha venceu o Avaí, por 2 a 1, e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento. Detalhe: o time que entrou em campo no Estádio Beira-Rio foi majoritariamente reserva, como tem sido costume no torneio.
O resultado deixa o Inter na liderança do campeonato, com 12 pontos conquistados em quatro rodadas. O Avaí segue com três pontos, na 16ª colocação. No próximo domingo, o time do técnico Tite desafia o Cruzeiro no Mineirão. Mesmo dia em que os comandados de Silas recebem o São Paulo, na Ressacada.
À exceção da estreia contra o Corinthians, quando venceu com um golaço do atacante Nilmar, o Colorado fez campanha no Nacional com jogadores reservas, por priorizar a disputa da Copa do Brasil, caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores. Ainda assim, bateu Palmeiras e Goiás e manteve 100% de aproveitamento na competição.
Neste domingo, apenas o goleiro Lauro, o lateral direito Bolívar e o lateral esquerdo Kleber - convocado para a seleção brasileira - eram titulares. E desta vez foi do jovem atacante Talles Cunha, de 20 anos, a missão de abrir a contagem na capital gaúcha. Aos 15 minutos, ele aproveitou cobrança de falta e, na área, chutou forte para marcar.
Em êxtase desde a confirmação de Porto Alegre como uma das cidades-sede para a Copa de 2014 na tarde de hoje, o Beira-Rio festejou ainda mais com o gol do atacante. Depois, porém, os catarinenses mudaram a tática de atuar no contragolpe e partiram para cima dos donos da casa, sem sucesso até o final do primeiro tempo.
Silas então resolveu mexer no Avaí: Caio deu lugar ao atacante Luís Ricardo. Mais ofensiva, a formação catarinense foi assustada logo de cara no início da segunda etapa. Livre, Alecsandro recebeu na área e chutou de bico, a bola passou perto da meta adversária e o Inter quase ampliou a vantagem, aos 5.
O jogo ganhou espaço com duas expulsões. Depois de Maycon, do Inter, receber o segundo cartão por falta na intermediária, aos 11 minutos o Avaí também sofreu uma baixa: Emerson cometeu falta dura em Alecsandro e foi expulso. Logo depois, aos 14 minutos, Kléber cruzou para Alecsandro ampliar.
Nos minutos finais, o Avaí descontou. Lima e Danny Morais trombaram na área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Lima balançou a rede e esquentou a partida a seis minutos do final. Mas foi só: o Colorado se segurou como pode e manteve a campanha invicta no campeonato.