Com um gol marcado por Gilmar, de pênalti, nos acréscimos, o Náutico conseguiu empatar com o Fluminense por 1 a 1 e manter sua invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Na partida disputada neste domingo, nos Aflitos, o time pernambucano pressionou durante a maior parte do jogo, mas esbarrou no goleiro Ricardo Berna que substituiu Fernando Henrique, punido pela diretoria, e fez grandes defesas, impedindo que sua equipe saísse derrotada.
O Tricolor, que teve uma semana difícil por causa da invasão de torcedores nas Laranjeiras, fez uma partida marcada pelo empenho e só cedeu o empate por causa de uma falha individual de Maicon. O atacante tentou driblar dentro da área e perdeu a bola, cotetendo na sequência o pênalti que definiu o resultado do jogo.
Com o resultado, o Timbu ficou em quarto lugar com oito pontos enquanto o Fluminense chegou aos cinco pontos e está na 11ª posição. Na próxima rodada, o Náutico vai enfrentar o Grêmio no Olímpico. Já o Fluminense vai encarar o Botafogo, no clássico carioca, no Maracanã.
Apesar do gramado irregular, Náutico e Fluminense começaram a partida no ataque. O time pernambucano, que vinha de ótimos resultados nas rodadas anteriores, contava com o grande apoio da torcida para tentar impor seu ritmo de jogo. Mas o time pernambucano foi surpreendido pela postura ofensiva do Tricolor. Logo aos quatro minutos, Fred arriscou de fora da área e forçou Eduardo a praticar boa defesa.
Aos oito minutos, o Fluminense abriu o marcador com Fred, que quebrou um jejum de cinco partidas sem fazer gol. Ele recebeu ótimo passe do estreante Diogo no lado direito da área e chutou cruzado. A bola bateu na trave direita e entrou. Em desvantagem, o Náutico trocou o toque de bola pelos lançamentos longos para Gilmar e Kuki que estavam muito bem marcados pela defesa carioca.
Só aos 19 minutos é que o Náutico chegou ao gol do Fluminense com um chute de Carlinhos Bala, bem defendido por Ricardo Berna. A dura marcação e o péssimo estado do gramado provocavam muitas faltas por parte das duas equipes. O Fluminense passou a administrar a vantagem e teve a chance de ampliar aos 40 minutos, quando Thiago Neves recebeu bom passe de Conca e acertou a trave do goleiro Eduardo.
Dois minutos depois, o mesmo Thiago colocou a bola entre as pernas de Derlei e chutou com perigo. No último lance importante da primeira etapa, Carlinhos Bala cobrou falta e Ricardo Berna fez ótimas defesa, espalmando para escanteio.
O Náutico voltou com uma formação mais ofensiva e, logo no primeiro minuto, Asprilla cabeceou no travessão após a cobrança de escanteio. Já o Fluminense retornou com a orientação do técnico Parreira para explorar o lado esquerdo da defesa pernambucana. Aos quatro minutos, depois que Diogo se atrapalhou ao tentar sair jogando, Carlinhos Bala recuperou a bola e chutou forte para grande defesa de Ricardo Berna.
A torcida do Náutico passou a incentivar sua equipe, que aumentou a pressão em busca do gol de empate, contando, principalmente, com a subida de produção de Carlinhos Bala, que passou a comandar as jogadas de ataque da equipe pernambucana. Aos 13 minutos, em desatenção do meio-campo do Náutico, Wellington Monteiro entrou pela direita e chutou forte para boa defesa de Eduardo. Na cobrança de escanteio, o goleiro do Náutico voltou a aparecer bem em chute de Fred.
O Timbu tentava pressionar, mas insistia no jogo aéreo que esbarrava na boa atuação dos zagueiros Edcarlos e Luiz Alberto.Aos 23 minutos, Conca descobriu Fred livre na área, mas o atacante não conseguiu concluir, desperdiçando ótima chance para aumentar o placar. Aos 26 minutos foi a vez do Náutico desperdiçar a chance de empatar. Gladstone cabeceou na pequena área e Ricardo Berna fez outra grande defesa.
Depois dos 30 minutos, o técnico Waldemar Lemos tirou um dos zagueiros para colocar mais um meia na última tentativa de aumentar a pressão em busca da igualdade. Aos 32, Ricardo Berna voltou a aparecer bem ao desviar um cruzamento perigoso de Galiardo, que buscava a cabeça de Gilmar. Aos 35 minutos, Edcarlos salvou em cima da linha uma cabeçada de Carlinhos Bala de dentro da pequena área.
E o Náutico era só pressão: aos 37, Carlinhos Bala entrou livre pela esquerda mas o goleiro Ricardo Berna se atirou nos pés do atacante e fez outra grande defesa. Nos minutos finais, Derley e Luiz Alberto se estranharam mas o zagueiro tricolor acabou expulso de campo. Já nos acréscimos, Maicon foi driblar dentro da área, perdeu a bola e puxou a camisa de Anderson Lessa. Pênalti que Gilmar cobrou com paradinha para empatar a partida.