Apesar de colocar em campo quase todos os seus titulares, o Grêmio apresentou um futebol pífio diante do Vitória neste domingo em Salvador e acabou derrotado por 1 a 0. O gol do time baiano foi marcado por Leandro Domigues no último lance do jogo.
O triunfo coloca o Vitória no G-4 com nove pontos somados. Já o Grêmio segue com quatro pontos.
Antes do início da partida, a cantora Ivete Sangalo, grávida de cinco meses, exibiu as cores do Vitória em sua barriga e, junto com o ex-vocalista do Araketu, Tatau, comandou a festa pelo anúncio de Salvador como uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014.
Quando a bola rolou, o que se viu foi o Vitória pressionando um Grêmio apático, sem nenhum poder ofensivo. Victor, porém, impediu que o time baiano abrisse o placar. Na segunda etapa, os donos da casa diminuíram o ritmo e, apesar de não melhorar efetivamente, o Tricolor Gaúcho teve boas chances, todas defendidas por Viáfara. No final, Leandro Domingues acertou um belo chute no ângulo e garantiu a festa rubro-negra.
Na próxima quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), o Grêmio recebe o Náutico no Olímpico. Já o Vitória viaja até São Paulo para enfrentar o Palmeiras no domingo, às 16 horas.
O jogo: Embalado pelos festejos da escolha de Salvador como uma das sedes da Copa de 2014, o Vitória partiu para cima do Grêmio e criou as melhores chances no início do primeiro tempo. Tanto que logo aos dois minutos, Adriano exigiu uma boa defesa de Victor, goleiro convocado para defender a seleção brasileira nos jogos contra Uruguai e Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa de 2010 e para a Copa das Confederações.
Dominando a partida, o Vitória voltou a ameaçar aos dez minutos, quando Victor Ramos cabeceou, com muito perigo, sobre o gol do Grêmio. Sete minutos depois, Adriano chutou da entrada da área e carimbou a trave gaúcha.
O Vitória seguiu dominando o primeiro tempo, apostando principalmente nas subidas de Apodi pelo lado direito. O Grêmio só ameaçou aos 37 minutos, quando após cobrança de escanteio, Rever cabeceou e a bola passou rente à trave de Viáfara.
Antes que o árbitro encerrasse o primeiro tempo, o Vitória ainda teve mais duas boas chances com Apodi e William, mas, em ambos os lances, Victor apareceu e salvou o Grêmio.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com Jadílson na vaga de Adílson e Jonas no lugar de Alex Mineiro, mas o time gaúcho não conseguiu melhorar na partida. Para piorar a situação, Jonas fez duas faltas desnecessárias e acabou expulso.
O Vitória, por sua vez, seguiu pressionando, mas não conseguia criar chances efetivas de gol como no primeiro tempo. Já o Grêmio acordou a partir dos 30 minutos e, apostando nos contra-ataques, chegou com perigo em jogadas de Souza, Jadílson e Maxí Lopez. Contudo, Viáfara apareceu e salvou o time baiano.
Aos 47 minutos, quando o empate parecia ser o resultado final, Leandro Domingues recebeu pela direita e soltou a bomba no ângulo, sem chances para Victor.