Quem consegue bater o Inter? Essa tem sido uma missão difícil em 2009. Neste domingo (31/05), o Avaí se candidata para tentar parar a série de 24 partidas invictas dos colorados. Para isso, terá que realizar um feito inédito nesta temporada, vencer o time de Tite no Beira-Rio. Uma missão programada para iniciar às 18h30 (de Brasília) e que não será nada fácil de ser cumprida.
Se as atuações não são mais tão chamativas como no Gauchão, o Inter segue sendo eficiente. São quatro vitórias seguidas, além de 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. No seu estádio, a derrota não passou perto no ano do centenário. São 19 partidas e 18 vitórias, com somente nove gols sofridos.
Diante de todo este retrospecto estará o recém-promovido Avaí. A equipe catarinense ainda se ambienta em seu retorno à elite do futebol nacional. O time de Silas é uma das cinco equipes que ainda não perderam no Brasileirão. Entretanto, também não venceu. São três jogos e três empates, dois deles atuando diante da torcida.
"Todo o time do Inter é muito qualificado e a gente tem que estar consciente que vai ser um jogo duro, mas a nossa equipe já demonstrou que tem qualidade e vontade. Nossa determinação pode ser fundamental", comentou o zagueiro Rafael, que deverá ganhar lugar na equipe com a implantação do esquema 3-5-2.
Na teoria, a vida dos avaianos poderá ser um pouco menos difícil, já que, visando a Copa do Brasil, Tite deverá poupar alguns de seus titulares. Na prática, não deve ser assim. A mesma medida foi adotada diante do Palmeiras, que caiu em frente à torcida colorada na segunda rodada. Entre os titulares estarão em campo Lauro, Kléber, que fará sua despedida para depois servir a seleção brasileira, Sandro e Guiñazu.
Nilmar não teve a mesma sorte do lateral. Também convocado por Dunga, o atacante não estará em campo, pois ainda se recupera de uma pancada sofrida na região do quadril diante do Coritiba, pela Copa do Brasil, na quarta-feira. Seu substituto será Alecsandro, que deverá ter a seu lado Taison. O atacante seria poupado, mas pediu para entrar em campo.
"O grupo já está muito entrosado e todos precisam de todos. Lógico que vamos perder com a saída do Kleber e do Nilmar para a Seleção Brasileira. Todos aqui já demonstraram ter condições de entrar em campo e honrar as cores do Inter", comentou o capitão Guiñazu.
Se o Inter terá desfalques, o Avaí pode ter reforços. Dependerá do técnico Silas. O meia Marquinhos, há um mês sem atuar, está recuperado de estiramento muscular e pode retornar ao time. Sua entrada seria no lugar de Muriqui ou de Caio. Outra hipótese é Rafael entrar em um esquema com três zagueiros, essa com uma maior probabilidade de ocorrer.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x AVAÍ
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 31 de maio de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Niélson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho e Ubirajara Ferraz Jota (ambos do PE)
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Danny Morais, Sorondo e Kléber; Sandro, Glaydson, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Alecssandro
Técnico: Tite
AVAÍ: Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Emerson e Uendel; Marcus Winícius, Pingo, Caio (Marquinhos) e Muriqui; William (Rafael) e Evando
Técnico: Silas