Medalhistas de prata nas Olimpíadas de Pequim, Márcio e Fábio Luiz não conseguiram a classificação para o Mundial de vôlei de praia, programado para o mês que vem na Noruega. Agora, na luta pela revalidação do título conquistado em 2005, eles dependem de um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Para garantir um lugar no Mundial, Márcio e Fábio precisavam chegar à semifinal da etapa de Myslowice (Polônia) do Circuito Mundial. Porém, eles foram eliminados da disputa nesta sexta-feira ao perderem por 2 sets a 0 (21/16 e 28/26) para os compatriotas Pedro Cunha e Pedro Solberg na repescagem.
Os critérios estabelecidos pela FIVB para o Mundial permitem a classificação das quatro melhores duplas de cada país, levando-se em conta os resultados obtidos nos últimos cinco torneios disputados pelos atletas. No caso do Brasil, essas parcerias são Ricardo/Emanuel, Alison/Harley, Pedro Cunha/Pedro Solberg e Billy/Bruno.
"Nossa intenção era terminar esse torneio entre os quatro primeiros para que pudéssemos depender só de nós mesmos para ir ao Mundial. Mas infelizmente tivemos jogos difíceis e não conseguimos sobreviver a esta maratona. Agora é esperar o convite", lamentou Márcio.
A dupla mantém o otimismo lembrando da classificação para os Jogos de Pequim, no qual por pouco não perderam a vaga no último jogo. "Nossa história é marcada por superação, como foi na Olimpíada. Quase não nos classificamos e, quando fomos à China, acabamos com uma medalha de prata", observou Márcio.
Fábio Luiz concordou e também lembrou a classificação olímpica para ganhar ânimo. "Foi a mesma coisa. Passamos o ano inteiro com o risco de perder a vaga para o Pedro e o Harley. Na última hora veio a classificação e, em Pequim, fomos os melhores brasileiros", comentou.
Dia na Polônia
Além de Márcio e Fábio Luiz, outra dupla brasileira foi eliminada da etapa de Myslowice nesta sexta-feira: Ricardo e Emanuel, que também foram batidos por Pedro Cunha e Pedro Solberg: 2 sets a 1, parciais de 15/21, 21/10 e 15/13.
Com os êxitos sobre os compatriotas e sobre os tchecos Biza e Rotrekl (21/16 e 22/20), Cunha e Solberg jogam ainda dois confrontos neste sábado para tentar entrar nas semifinais.
Entre os quatro melhores, já está classificada uma dupla verde-amarela: Alisson e Harley, que nesta sexta derrotaram os holandeses Boersma/Paulides ((21/18 e 21/12) e os norte-americanos Jennings/Fuerbringer (21/17, 20/22 e 15/13).
"Foi uma grande partida contra os norte-americanos, mas não foi a nossa melhor atuação. Estivemos bem no bloqueio e a parceria deles acabou comentendo alguns erros, que nos ajudaram a conseguir o resultado. Isso que importa. Vencemos e foi fantástico", afirmou Harley, eleito o melhor jogador do Circuito Mundial em 2008. Harley e Alison aguardam a definição da repescagem para saber quem serão seus adversário na luta por um lugar na final.