O brasileiro Leonardo será o substituto de Carlo Ancelotti no comando da equipe do Milan na próxima temporada. Conforme publicou nesta sexta-feira o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o dirigente será oficializado como treinador rossonero na próxima segunda-feira, um dia depois do encerramento da temporada.
"O Milan é de Leonardo. O anúncio será segunda-feira", estampa o periódico italiano, que ao visto não aprovou muito a nomeação do ex-jogador da seleção brasileira, atualmente diretor técnico do clube milanês.
"A invenção de Berlusconi se chama Leonardo. Ele sairá do escritório e irá para o campo sem nem atravessar a rua: um risco, um salto no escuro? Só os resultados dirão", opinou o jornal, colocando toda a responsabilidade do acerto ao primeiro ministro italiano e dono do Milan, Silvio Berlusconi.
Assim, Leonardo será o primeiro brasileiro na história a comandar o Milan. O time rubro-negro não era chefiado por um estrangeiro desde 2001, quando o turco Fatih Terim teve uma rápida passagem pelo clube. O tetracampeão mundial pela seleção canarinho será também o quarto sul-americano treinador da equipe, após os uruguaios Hector Puricelli (na década de 1950) e Oscar Tabárez (1996) e o argentino Luís Carniglia (nos anos de 1960).
Já Ancelotti, que foi o substituto de Terim no Milan em 2001, deixa o clube após oito anos no cargo. Especula-se na Europa que ele será contratado pelo Chelsea, que não renovará com o holandês Guus Hiddink - que por sua vez se dedicará apenas à seleção russa na reta final das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.