O Los Angeles Lakers venceu o Denver Nuggets por 103 x 94, na noite desta quarta-feira, em Los Angeles, abriu 3 x 2 na série decisiva da Conferência Oeste da NBA, e ficou a uma vitória de garantir a vaga na decisão da temporada. A decisão pode acontecer na sexta-feira, quando será disputado o sexto jogo do playoff, em Denver. Se o time da casa vencer, a decisão vai para o sétimo jogo, no domingo, em Los Angeles.
O jogo foi bastante equilibrado, tanto que os três primeiros quartos terminaram empatados. No último período, porém, o Lakers sobressaiu e conseguiu a vitória. Kobe Bryant foi o cestinha da equipe, com 22 pontos, mas desta vez não foi o único responsável pela vitória. No garrafão, brilharam Pau Gasol, com 14 pontos e 10 rebotes, e o reserva Lamar Odom, que teve sua melhor atuação desde o início dos playoffs, com 19 pontos e 14 rebotes.
Os dois anularam o brasileiro Nenê, que teve atuação bem abaixo do que nos jogos anteriores, com apenas 4 pontos e 8 rebotes. Carregado de faltas, ele atuou por apenas 25 minutos e ainda foi eliminado, com seis infrações. O melhor do Denver foi Carmelo Anthony, com 31 pontos, enquanto Chhauncey Billups também teve uma noite abaixo da média, com apenas 12 pontos.
Nesta quinta pode sair o primeiro finalista da NBA. O Orlando Magic enfrenta o Cleveland Cavaliers, a partir das 21h30 (de Brasília), em Cleveland, e se vencer define a série em 4 x 1 e assegura a classificação. O time da casa, que fez a melhor campanha da fase de classificação, precisa vencer essa partida para iniciar a reação e buscar o empate no sábado, em Orlando. Se necessário, o sétimo jogo será na segunda-feira, novamente em Cleveland.
O desafio do time liderado por LeBron James não é nada fácil: até hoje, na história dos playoffs da NBA, apenas oito equipes conseguiram reverter uma desvantagem de 3 x 1 e triunfar na série, a última delas o Lakers, em 2006, no duelo contra o Phoenix Suns na primeira rodada da Conferência Oeste.