Marcos Daniel, Thiago Alves, Thomaz Bellucci e Franco Ferreiro já foram eliminados na chave de simples de Roland Garros em 2009, mas o Brasil segue representado no torneio. Em duplas, Bruno Soares realizou sua estreia no segundo Grand Slam da temporada nesta quarta-feira, quando venceu, ao lado do zimbabuano Kevin Ullyett, os franceses Jeremy Chardy e Marc Gicquel: 2 sets a 0, com 7/6 (7-2) e 6/4.
Embora não estejam acostumados a jogar juntos pelo circuito profissional, Chardy e Gicquel deram bastante trabalho à dupla cabeça-de-chave cinco da competição. Contando com a ajuda da torcida, os simplistas locais chegaram a sacar para fechar o primeiro set em 5/4, porém desperdiçaram a chance que poderia ter mudado o rumo do encontro. Bem mais experientes, Soares e Ullyett ganharam tranquilamente o tie-break e encontraram menos problemas na segunda parcial.
Na próxima fase, os favoritos ainda não têm adversários definidos: enfrentam o vencedor da partida entre os italianos Simone Bolelli e Andreas Seppi, estes mais acostumados a atuar em duplas, e Sebastien Grosjean e Nicolás Lapentti, que formaram uma parceria de última hora por meio de um convite.
Com a vitória desta quarta, Bruno Soares ainda 'vingou' Thiago Alves, que havia perdido no dia anterior justamente para Chardy - o francês superou o lucky loser canarinho em sets diretos de 6/2, 7/6 (12-10) e 6/3. Em Paris, o duplista está pressionado para defender 900 pontos no ranking, referentes às semifinais do ano passado. Caso não consiga um feito parecido, o mineiro deixará a 14ª posição da lista e deve ficar fora do top 20.