Nenhum game perdido na primeira partida, apenas dois na segunda, e a campanha de Dinara Safina até aqui em Roland Garros 2009 tem sido um verdadeiro passeio. Praticamente cumprindo tabela, a russa atropelou mais uma rival no saibro parisiense, desta vez a compatriota Vitalia Diatchenko, que levou um duplo 6/1 para se despedir da competição na manhã desta quarta-feira.
Mesmo que desta vez tenha perdido games, curiosamente o embate de Safina durou ainda menos que o da última segunda, quando aplicara 6/0 e 6/0 sobre a inglesa Anne Keothavong em 61 minutos. Contra Diatchenko, somente 55 minutos foram necessários para que o elástico placar fosse anotado. Forte com 74% de aproveitamento de primeiro serviço, a favorita foi quebrada uma vez em todo o encontro, enquanto que colecionou seis breaks no saque da europeia que, aos 18 anos, é a 153ª colocada do ranking de entradas.
No Aberto da França, a irmã de Marat Safin é a atual vice-campeã e precisa de um novo bom resultado para se manter tranquila na liderança do ranking feminino. Vale lembrar que ela tem cerca de 2.000 pontos de vantagem sobre Serena Williams, porém a norte-americana tem menos a defender nas próximas semanas, já que parou na terceira rodada do torneio na última temporada.
Na terceira fase, Safina continua tendo grandes chances de vitória, mas enfim deve encarar seu primeiro teste no Grand Slam. Sua rival será mais uma jovem russa, Anastasia Pavlyuchenkova, de 17 anos, em um encontro inédito. A tenista nascida em Samara, número 27 do mundo, avançou após eliminar a francesa Julie Coin em sets diretos de 6/2 e 7/6 (7-2).