Em situação delicada na tabela, o Ceará precisava dos três pontos contra o Figueirense, no Castelão. A vitória não veio, mas o Vovô conquistou um resultado importantíssimo pela bela reação obtida na noite desta terça-feira. Após estar perdendo por 2 x 0 para os catarinenses, os cearenses chegaram ao empate e somaram seu segundo ponto no Campeonato Brasileiro da Série B.
Mesmo deixando o Castelão com uma 'vitória moral', o ponto conquistado rebaixou o Ceará à 17ª posição na tabela, a primeira dentro da zona da degola. Em contrapartida, o Figueira segue em boa situação e subiu à terceira colocação, com sete pontos.
As duas equipes voltam a campo na sexta-feira, dia 5 de junho. O Figureirense retorna à Orlando Scarpelli e encara o Guarani, vice-líder com nove pontos e com 100% de aproveitamento no Brasileirão da Série B. Por outro lado, o Ceará duela contra o Vila Nova, em Goiânia. Ambas as partidas serão realizadas às 21 horas.
O jogo
Mesmo atuando fora de casa, o Figueirense tomou a iniciativa no começo de duelo e avançou sua equipe para cima do Ceará. Em situação melhor na tabela, o clube catarinense pressionou o rival e chegou ao primeiro gol logo aos 13 minutos do primeiro tempo.
Lucas chegou à ponta direita e descolou um belo cruzamento para Roger. O atacante, bem posicionado e livre de marcação adversária, cabeceou sem chances para o goleiro Marcelo Bonan e abriu o placar para o Figueira.
O gol sofrido acendeu o Ceará dentro de campo e o Vovô ficou perto do empate logo em seguida. Wellington Amorim recebeu na área e chutou cruzado, a bola passou pelo meia Geraldo e saiu pela linha de fundo, levando perigo ao gol de Wilson.
Os mandantes seguiram melhor em campo e tiveram mais duas chances de marcar antes do apito dos primeiros 45 minutos. Na melhor delas, aos 28, a zaga catarinense afastou a bola após uma blitz do ataque cearense, mas ela sobrou para Preto, que tentou surpreender Wilson de bicicleta.
Na volta do intervalo, o Ceará seguiu com a mesma postura e pressionou o Figueirense em busca da igualdade. Entretanto, os catarinenses possuíam o contra-ataque ao seu dispor e aproveitaram os espaços cedidos para aumentar a diferença no marcador.
Logo aos 10 minutos, Rafael Coelho recebeu na intermediária, avançou e driblou dois marcadores. Ao invadir a área, o atacante do Figueirense arrematou com força e decretou o segundo gol visitante na partida.
Em grande desvantagem, o Ceará manteve a mesma postura ofensiva para buscar a reação. Em apenas duas oportunidades na frente do goleiro Wilson, a primeira aos 21 minutos e a seguinte aos 24, o atacante Preto aproveitou, mudou o panorama do jogo e decretou a igualdade no estádio Castelão, surpreendendo o Figueirense.
O gol animou os cearenses e a ofensividade do Vovô aumentou em busca do tento que decretaria a primeira vitória do clube nordestino na competição. Mas a pressão dos mandantes parou no bom posicionamento defensivo do Figueirense.