Com campanhas semelhantes na fase classificatória, Universo/BRB e Minas iniciam às 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira em Belo Horizonte, a luta por uma vaga na decisão do Novo Basquete Brasil (NBB). E a expectativa dos técnicos é de muito equilíbrio.
Terceiro na fase classificatória, o Universo começou sua preparação tentando compensar o desgaste sofrido na série contra o Franca, que terminou apenas domingo, após o quinto jogo das quartas-de-final. Segundo o técnico Lula Ferreira, a ordem era "tomar fôlego e começar tudo de novo".
As dificuldades enfrentadas contra os paulistas serviram de base para reforçar ainda mais seus comandados, acredita o treinador. "Mesmo com todo o desgaste, o elenco sai bastante fortalecido", avisou Lula, que também espera uma disputa igualitária na próxima fase dos playoffs. "O Minas é uma equipe de qualidade, que merece todo respeito e teve uma semana só de treinos", comentou.
Já o Minas, terceiro melhor time nos playoffs, vem embalado pelos 3 a 0 aplicados sobre o Bauru nas quartas-de-final. "Esta série tem tudo para ser muito equilibrada. Mas estamos determinados a conquistar a vaga e garantir o que será uma final histórica para o clube", comentou o técnico do Minas, Flávio Davis.
Desde então, o trabalho é focado no próximo rival. "Trabalhamos bem a defesa porque vamos enfrentar uma equipe com alto potencial no ataque. Queremos valorizar nossa posse de bola e evitar que eles possam aproveitar eventuais erros do Minas. Assim, esperamos minimizar o volume de jogo deles", afirmou Davis.
Mas para o técnico Flávio Davis, o fato de o time de Brasília ter fechado sua série por último não o deixa fragilizado. "Não vejo diferença em relação ao cansaço porque é uma equipe com grandes jogadores, que estão acostumados a fazer jogos seguidos. Então, este não será um fator preponderante", acredita.
A vitória em casa é uma meta clara, mas o treinador do Minas lembra que somente isto não resolve nada. "Vamos tentar tirar vantagem de jogar em casa, mas em toda série é importante o espírito de superação porque só passa para a final quem conseguir os três resultados positivos", finalizou. A outra semifinal do NBB é entre Flamengo e Joinville.