A 'zebra' resolveu atacar no terceiro dia de disputas de Roland Garros. Nesta segunda-feira, James Blake, número 16 do mundo, foi surpreendido pelo jovem argentino Leonardo Mayer, 93º colocado do ranking, que bateu o norte-americano por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (8-6), 7/5 e 6/2, e avançou de fase no tradicional torneio francês. Agora, ele pegará o experiente alemão Tommy Haas, ex-número dois da ATP, que bateu o romeno Andrei Pavel.
Blake não é um especialista no saibro mas, mesmo assim, acabou perdendo de um adversário pouco conhecido no cenário do tênis mundial, que ainda busca o seu espaço nos grandes torneios. O primeiro set foi marcado por um equilibrio entre os dois tenistas, que levaram a etapa para o tie-break. Porém, quem levou a melhor foi Mayer, que fechou o set a seu favor.
Na segunda parcial, o cenário foi o mesmo. Blake precisava lidar com o favoritismo em suas costas e acabou errando muitas bolas fáceis, beneficiando o adversário, que jogava praticamente sem pressão. Dessa forma, o número 16 da ATP não conseguiu manter-se calmo e mostrou uma imensa instabilidade, sendo superado pelo jovem argentino.
Já no terceiro set, o que era ruim ficou ainda pior para o norte-americano. Ainda mais instável, Blake não conseguiu controlar a pressão de seu lado e foi facilmente batido por Leonardo Mayer, por um esmagador 6/2. Essa superioridade pode ser vista nos números da partida, pois o sul-americano teve 67% de aproveitamento no primeiro serviço, enquanto o rival famoso obteve apenas 52% nesse quesito.
Com este resultado, Mayer chega com moral para o próximo confronto, que será contra o experiente alemão Tommy Haas, que derrotou o romeno Andrei Pavel por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/4 e 6/4. Contra o europeu, que ocupa a 63ª posição do ranking, mas já chegou a alcançar o segundo lugar da ATP, o jovem tenista terá a chance de provar que não é apenas uma surpresa em Roland Garros.