Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Em casa, Vasco não perdoa Atlético-GO e lidera Segundona

;

O Estádio de São Januário viu neste sábado (23/5) o Vasco assumir a primeira colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um homem a mais, o time cruz-maltino derrotou o Atlético Goianiense por 3 x 0, manteve o aproveitamento perfeito na disputa e terminou como líder nesta terceira rodada.

Com este resultado, o Vasco alcançou os nove pontos conquistado em nove possíveis nesta Série B e, com a derrota do Figueirense para a Portuguesa também neste sábado, os cariocas tomaram o topo da tabela de classificação. O Gigante da Colina tem a mesma pontuação do também 100% Guarani, mas leva a melhor no saldo de gols. O Dragão de Goiânia, por sua vez, caiu para o sexto lugar com seis pontos.

O triunfo vascaíno ganhou forma no final do primeiro tempo. O time goiano, que conseguia cadenciar o jogo e vez ou outra levava perigo ao gol de Fernando Prass, acabou perdendo seu melhor jogador na partida: Pituca, que exagerou nas faltas e foi expulso aos 43 minutos de bola rolando.

Após reclamações, os atleticanos, que já tinham outros dois meio-campistas pendurados com cartões amarelos (além de Pituca, Elias e Weslley haviam sido advertidos), tomaram o primeiro gol. Paulo Sérgio cobrou falta no segundo pau, Elton subiu na pequena área e cabeceou para o fundo do gol de Márcio, aos 44 minutos.

Correndo atrás

Mesmo em desvantagem, os representantes da capital goiana foram para cima no início do segundo tempo. O empate só não veio porque o goleiro Fernando Prass realizou três belas intervenções e manteve a vitória parcial mínima para o Gigante da Colina.

Entretanto, o contra-ataque do Vasco acabou sendo fatal para o Atlético Goianiense. Aos 29 minutos, o volante Nilton disparou pelo meio e lançou o atacante Edgar, que tinha acabado de entrar. O camisa 32, na grande área, soltou uma bomba e selou o resultado positivo para os mandantes.

A fatura, porém, foi liquidada nos acréscimos. Em nova jogada de contragolpe, o lateral esquerdo Ramon recebeu a bola na grande área, disparou em velocidade até a linha de fundo e chutou. Mesmo sem ângulo, o ala viu a bola morrer nas redes de Márcio e o placar ser fechado em 3 a 0.

Na próxima rodada, o Vasco deixa o Rio de Janeiro para enfrentar o Paraná pela quarta rodada da Segundona, novamente às 16h10 (de Brasília) de sábado. Antes, porém, o time de Dorival Júnior abre a disputa semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians, quarta-feira às 21h50 no Maracanã. Já o Dragão joga apenas na próxima sexta-feira, em casa contra a Ponte Preta pela Série B.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 x 0 ATLÉTICO-GO

Loca
: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de maio de 2009 (sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Fabiano da Silva Ramires (GO)
Cartões amarelos: Paulo Sérgio e Gian (Vasco); Robston, Elias, Pituca e Weslley (Atlético-GO)
Cartão vermelho: Pituca (Atlético-GO)
Gols: Elton, aos 44 minutos do primeiro tempo; Edgar, aos 29, e Ramon, aos 48 minutos do segundo.

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton (Bruno Gallo), Léo Lima (Mateus) e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão (Edgar) e Elton.
Técnico: Dorival Júnior

ATLÉTICO-GO: Márcio, Rafael Cruz, Gil, Jairo e Alysson; Elias (Juninho), Robston, Pituca e Weslley; Marcão (Jailson) e André Leonel (Lindomar).
Técnico: Mauro Fernandes