Após três jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante Christian ainda não balançou as redes. Neste sábado, porém, o jogador mostrou que não é preciso marcar gols para ser decisivo. Com boa atuação do camisa 9, a Portuguesa foi até Florianópolis e decretou a primeira derrota do Figueirense na competição, fazendo 2 a 1.
Chrstian teve participação ativa nos dois gols. No primeiro, bateu a bola firme antes da mesma explodir no goleiro Wilson e sobrar para Fellype Gabriel. No segundo, como um legítimo garçom, passou para Anderson Paim - o artilheiro do time na segundona -, que precisou apenas completar para o gol.
O resultado causa uma inversão de posições na tabela. Com sete pontos alcançados, a Portuguesa tira o Figueirense da ponta da classificação para assumir o terceiro lugar da Série B, enquanto o alvinegro catarinense passa a ser quarto. Na terça-feira, tenta a reação contra o Ceará, em Fortaleza. Já a Lusa recebe o Bahia no Canindé, no sábado.
O jogo
Tidos como dois candidatos à conquista do acesso - ambos foram rebaixados na última edição da Série A do Brasileirão -, Figueirense e Portuguesa tiveram um início de partida equilibrado em sem muita emoção. As equipes evitavam se arriscar, seja na defesa, seja no ataque. A partida seguiu em banho-maria até os 15 minutos.
Foi quando Christian recebeu bola na área e bateu forte, rasteiro. O goleiro Wilson não conseguiu fazer a defesa e, no rebote, Fellype Gabriel e Luciano Totó dividiram. A bola morreu no fundo das redes, para a tristeza da torcida que compareceu em peso ao Orlando Scarpelli.
O anfitrião precisou sair mais para o jogo, e foi isso que fez, apertando a marcação segurando a Portuguesa em seu campo de ataque. Aos 27 minutos, Schwenck quase marcou em cruzamento rasteiro feito por Welington. O atacante se esticou todo, mas não alcançou a bola.
Aos 39, Rafael Coelho levou perigo em cobrança de falta que Fábio não conseguiu segurar, mas o rebote acabou nos pés da zaga rubro-verde. No final da primeira etapa, Kássio recebeu de Schwenk dentro da área, mas bateu para fora. Parecia que o empate era questão de tempo em Florianópolis, mas a história se repetiu no segundo tempo.
Efeito surpresa
O Figueirense tentava estabelecer pressão total quando, mais uma vez, acabou surpreendido por Christian. O jogador recebeu bola em contra-ataque, avançou pela direita e tocou no meio da área para Anderson Paim, que, livre, tocou para o fundo das redes.
O anfitrião tentou retomar o ritmo, mas a Portuguesa tratou de administrar o resultado sem qualquer pressa. Aos 14 minutos, Rafael Coelho levou perigo ao goleiro lusitano Fábio com chute de fora da área. A pressão alvinegra seguiu sem resultado e, aos 39 minutos, quase sofreu o terceiro gol. Preto passou para Dinei, que finalizou na trave.
No final, o Figueirense finalmente conseguiu deixar o seu gol, mas não pôde evitar o tropeço. Aos 43 minutos, Erick derrubou Roger dentro da área e o árbitro anotou pênalti. Rafael Coelho bateu para diminuiu e se isolar na artilharia da Série B, com cinco gols em três jogos.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 1 x 2 PORTUGUESA
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Data: 23 de maio de 2009 (sábado)
Horário: 16h10 ( Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: José Amilton Pontarolo (PR) e José Carlos Dias Passos (PR) Cartões Amarelos: Bruno Rodrigo, Acleisson e Preto (Portuguesa); Alê e Roger (Figueirense)
GOLS: FIGUEIRENSE: Rafael Coelho, aos 44 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Luciano Totó (contra), aos 14 minutos do primeiro tempo, e Anderson Paim, aos 45 do segundo
FIGUEIRENSE: Wilson; Anderson Pico, Toninho Bruno, Perone (Pedrinho), e Welington; Roger, Alê, Luciano Totó e Kássio (Clodoaldo); Schwenck (Paulinho) e Rafael Coelho.
Técnico: Roberto Fernandes
PORTUGUESA: Fábio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; César Prates, Acleisson, Marco Antônio, Héverton (Preto) e Anderson Paim; Fellype Gabriel (Tatá) e Christian (Dinei).
Técnico: Paulo Bonamigo