Semifinalista da Copa do Brasil, o Corinthians tem um outro desafio antes de enfrentar o Vasco na próxima quarta-feira. Neste sábado, uma equipe mista escalada por Mano Menezes tenta a reabilitação no Campeonato Brasileiro diante do Barueri, pela terceira rodada, às 18h30 (de Brasília) no Estádio do Pacaembu.
Em campo, o Timão tentará o primeiro gol e a primeira vitória da equipe no retorno à divisão de elite nacional. O Alvinegro do Parque São Jorge perdeu na primeira rodada por 1 x 0 para o Internacional, em casa, e no último final de semana empatou sem gols no Rio de Janeiro com o Botafogo.
Um resultado positivo contra o Barueri, também almejando a vitória inicial nesta terceira rodada, alivia o Corinthians da má colocação na tabela. A equipe está em 17; lugar com um ponto, ao passo que o caçula do Brasileirão aparece em 12;, com dois.
Em jogo, o Corinthians também terá uma outra missão: não repetir o pior desempenho do time na ;era; dos pontos corridos do Brasileirão: desde 2003, em apenas uma ocasião o Timão ficou as três primeiras rodadas do campeonato sem vencer. Curiosamente, o mau início se deu no ano de 2005, quando a equipe campeã daquela temporada começou a disputa com um empate (2 x 2 com o Juventude) e duas derrotas (3 a 1 para o Botafogo e 5 x 1 para o São Paulo).
Embora a equipe inicie a semifinal da Copa do Brasil já na quarta-feira, o técnico Mano Menezes não pensa em outro resultado que não a vitória diante da Abelha - independentemente do fato de os baruerienses serem estreantes na primeira divisão. "Temos que vencer porque ainda não vencemos. Se pegássemos um time de mais tradição e não debutante, teríamos a mesma obrigação. É um jogo dentro de casa e você tem que fazer vitórias, porque fora é muito mais difícil", lembrou o treinador.
Para este jogo, Mano não terá cinco titulares - dentre eles Ronaldo, com uma contratura na panturrilha da perna direita. Para este jogo, outros poupados serão os zagueiros Chicão e William, o volante Cristian e o lateral esquerdo André Santos, todos com lesões menores e descansando para o jogo contra o time cruz-maltino em São Januário.
"Temos que ser inteligentes nessa hora, não tem jeito de chegar a uma semifinal de Copa do Brasil e não estabelecer algumas prioridades", balanceou Mano Menezes. "Sempre a ausência de vitórias preocupa, mas tem que haver um equilíbrio nessa preparação", complementou.
Pelo lado do Barueri, o técnico Estevam Soares não terá problemas de lesão ou suspensão para a partida. No Pacaembu, o treinador que iniciou o ano na Portuguesa esperava ver um crescimento da equipe em relação às duas partidas inaugurais (empates por 1 a 1 com o Sport e sem gols com o Fluminense). "A equipe está melhorando e a tendência é evoluir no Campeonato Brasileiro", analisou.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BARUERI
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 23 de maio de 2009, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Ânderson José de Moraes Coelho (ambos de SP)
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Jean, Diego e Wellington Saci; Jucilei, Elias, Douglas e Morais (Souza); Dentinho e Jorge Henrique.
Técnico: Mano Menezes
BARUERI: Renê; Marcos Pimentel, Daniel Marques, Leandro Castán e Márcio Careca; Ralf, Leanderson, Everton e Thiago Humberto; Fernandinho e Pedrão.
Técnico: Estevam Soares