Nesta sexta-feira foi realizada a 13ª etapa Volta da Itália e o líder da competição, o russo Denis Menchov, ficou com a modesta 27ª colocação, entre os 186 que competiram. Quem venceu esta corrida foi o inglês Mark Cavendish, que completou o percurso em 3h48min36s.
O britânico conseguiu superar o italiano Alessandro Petacchi no sprint final e desta forma conquistou sua terceira vitória na competição (já havia ganhado a nona e 11ª etapas).
Após os dois primeiros colocados, cruzaram a linha de chegada o austríaco Allan Davis, o russo Robert Hunter e Tyler Farrar, respectivamente.
Mesmo tendo ficado oito segundo mais lento que o vencedor desta sexta-feira, quem segue vestindo a camisa rosa (que indica a liderança na pontuação geral) é Denis Menchov, que acumula 54h16min01s. Bem do outro lado da tabela, apenas na 144ª posição, é que aparece Cavendish, com 56h12min23s.
Um dos maiores ciclistas da história, o americano Lance Armstrong (heptacampeão da Volta da França) teve desempenho ruim nesta sexta-feira: ficou com a 94ª posição da etapa. Porém, na classificação geral, Armstrong segue na 12ª colocação, com 54h22min03s.