Mantendo um bom ritmo, o Ericsson 4, barco comandado pelo brasileiro Torben Grael, lidera a flotilha da Volvo Ocean Race na reta final da sétima etapa da regata de volta ao mundo, rumo a Galway, na Irlanda.
Os membros da embarcação apostaram em uma rota ao norte, encontraram bons ventos e vêm imprimindo ritmo forte nos últimos dias da travessia do Atlântico. A previsão é de que os barcos cheguem ao destino final no próximo domingo.
Até o momento a opção pelo caminho ao norte parece ter sido acertada. Além do Ericsson 4, o Ericsson 3 e o Green Dragon escolheram o mesmo caminho e os três foram os únicos barcos da flotilha a velejar mais de 500 milhas náuticas nas últimas 24 horas. O Ericsson 4 lidera a lista com 538 milhas náuticas, seguido pelo Green Dragon, com 518, e o Ericsson 3, com 517.
"O barulho a bordo é inacreditável. É um ruído altíssimo toda vez que o barco bate na água depois de passar por uma onda", comentou Guy Salter, tripulante de mídia do Ericsson 4. "É praticamente impossível fazer qualquer coisa aqui embaixo", emendou.
A equipe de Torben Grael fez uma manobra arrojada para norte há dois dias e encontrou bons ventos de oeste associados ao sistema de baixa pressão, assumindo a liderança da etapa. Já o grupo formado por Puma, Telefônicas Blue e Black e Delta Lloyd preferiu manter-se a leste, apostando nos ventos de sul-sudoeste.