Com a presença de mais de 160 atletas de 33 países diferentes, o Grande Prêmio do Pará de Atletismo contará com a presença especial de seis campeões olímpicos neste domingo, no Estádio do Mangueirão, em Belém. Estes chegam ao norte do Brasil como favoritos ao pódio, que contribuirá também para a busca de índice de qualificação para o Mundial de Berlim, em agosto.
O único competidor brasileiro com uma medalha de ouro olímpica no currículo, no entanto, será a saltadora Maureen Maggi, que se consagrou nos Jogos de Pequim, em 2008. Vencedora do salto em distância do GP de 2008, a atleta está confiante para novo bom desempenho. "Gosto de competir em Belém e espero o Estádio cheio de gente", disse Maureen, que foi ouro no GP do Rio de Janeiro, no último final de semana.
Outro campeão olímpico que tenta voltar ao lugar mais alto do pódio é o português Nelson Évora, que não alcançou mais do que o bronze no salto triplo nos GPs do Rio e de Uberlândia. "Espero melhorar minha marca em Belém. Lá estará fazendo calor, como gosto, e sei que o público apoia muito os atletas, o que sempre ajuda", afirmou.
A prova do triplista português será complicada em Belém: enfrentará o atual campeão do GP paraense, Randy Lewis, de Grana; o vice-campeão mundial Yoandris Betanzos, de Cuba; o também cubano David Girat, ouro em Fortaleza, Rio de Janeiro e Uberlândia; e o brasileiro Jefferson Sabino, 17º do ranking mundial.
Outros campeões olímpicos que têm se destacado no circuito de GPs brasileiros e que estarão presentes também no Mangueirão neste domingo são a neozelandesa Valerie Vili, no arremesso do peso; a cubana Osleydis Menéndez, no lançamento do dardo e; e os campeões do lançamento de martelo: o esloveno Primoz Kozmus e o polonês Szymon Ziolkowski.