Astros como Sergi Bruguera, Marcelo Rios e Emilio Sanchez Vicário estão no Brasil para a disputa da etapa brasileira do Champions Tour. A competição será realizada no Clube Hebraica até o próximo domingo. Na manhã desta quinta-feira, antes de entrar em quadra para a primeira rodada, o trio garantiu que a disputa é séria.
"Você pode ver uma brincadeira ou outra de vez em quando durante os jogos, mas todos querem ganhar. A chegada de jogadores como o Marcelo Rios eleva o nível do circuito", afirmou o espanhol Sergi Bruguera, bicampeão de Roland Garros e ex-número 3 do ranking mundial.
O circuito de veteranos da ATP reúne alguns dos grandes nomes da história recente do tênis. A etapa brasileira ainda conta com Henri Leconte, campeão de duplas em Roland Garros, Thomas Enqvist, ex-número 4 do mundo, Paul Haarhuis, que liderou o ranking da duplas, além de Fernando Meligeni e Gilad Bloom.
No dia 30 de março de 1998, Marcelo Rios se tornou o primeiro tenista sul-americano a assumir a liderança do ranking mundial, feito repetido por Gustavo Kuerten dois anos depois. O chileno, ainda em boa forma após sua recente saída do circuito profissional, é apontado como um dos motivos do aumento da competitividade entre os veteranos.
"Antes, os jogos tinham mais exibição, mas agora os jogadores estão mais preocupados em ganhar do que dar show", afirmou o jogador de 33 anos. No ano passado, ele foi derrotado pelo norte-americano Pete Sampras na final da etapa brasileira.
Os oito melhores tenistas da categoria 16 anos disputam um torneio paralelo à competição de veteranos. O campeão e o vice poderão escolher dois astros para formar uma parceria na final de domingo. O paranaense André Tavares saiu na frente ao vencer o catarinense Mario Littieri.
A possibilidade de dividir a quadra com os antigos campões empolga o garoto. "Só de ver o dia-a-dia dos veteranos, já é um aprendizado", afirmou o jovem. "Se eu conseguir jogar com eles, melhor ainda. Se acontecer, será um privilégio", acrescentou André Tavares.
Dono de 50 títulos de duplas e ex-líder do ranking mundial de parcerias, o espanhol Emilio Sanchez Vicário é uma das estrelas da etapa brasileira do Champions Tour. Atual coordenador do tênis nacional, o ex-tenista valorizou a oportunidade que os garotos terão.
"Os meninos precisam de um modelo para poder se inspirar. Naquela época em que o garoto está pensando se vai continuar no esporte ou não, se ele jogar com um grande campeão, vai ver que não é tão diferente, que é possível", afirmou Sanchez Vicário.