Esta quinta-feira (21/5) foi um dia de muitas mudanças na carreira de Ramires. Horas depois de ter sido convocado por Dunga para a seleção brasileira, o volante cruzeirense viu concretizada sua negociação com o Benfica. Ele fica na Toca da Raposa enquanto durar a participação celeste na Copa Libertadores e, na sequência, parte para Portugal.
O clube de Lisboa paga 7,5 milhões de euros (mais de 21 milhões de reais) para ficar com 100% dos direitos econômicos do atleta. Como 30% destes direitos pertenciam ao Joinville, o Cruzeiro precisou fazer um acordo com o clube catarinense: 1,5 milhões de euros (cerca de 4,25 milhões de reais) e a cessão de jogadores no futuro.
O acordo entre as duas diretorias saiu na terça-feira, mas demorou a ser anunciado porque era necessário haver acordo do atleta com seu novo clube. Aos 22 anos de idade, Ramires assina por cinco anos com a equipe portuguesa. O Benfica foi o único a fazer proposta oficial pelo jogador, embora outros clubes tenham feito sondagens.
Ramires chegou ao Cruzeiro no início de 2007, vindo do Joinville. Ganhou a primeira oportunidade com o técnico Dorival Júnior no Campeonato Brasileiro daquele ano, agradou e se firmou como titular. A partir de 2008, com Adilson Batista, ganhou liberdade, passou a jogar mais avançado e se tornou o principal nome do time. Em 105 jogos com a camisa estrelada, marcou 27 gols.