O técnico da seleção brasileira, Dunga, anunciou nesta quinta-feira (21/5) a lista dos 23 convocados para os confrontos contra Uruguai (dia 6 de junho, em Montevidéu), Paraguai (dia 10 de junho, em Recife) e para a Copa das Confederações da África do Sul 2009, que será realizada de 14 a 28 de junho.
Sem poder contar com o goleiro Doni, da Roma, o técnico Dunga anunciou Victor, do Grêmio, para a Copa das Confederações, já que nos confrontos das eliminatórias apenas dois goleiros serão relacionados.
já na lateral esquerda, André Santos é a novidade na lista, ganhando a vaga de Marcelo, do Real Madrid, que constava na última lista de Dunga. Para a ala direita, o treinador surpreendeu e convocou Maicon, da Inter de Milão, e Daniel Alves, do Barcelona, que ainda estão contundidos.
Para a vaga de Adriano, que vinha sendo convocado constantemente, mas está sem jogar desde que rescindiu contrato com a Inter de Milão, só devendo estrear pelo Flamengo em 31 de maio, Dunga
Outra surpresa foi a convocação de Ramires, do Cruzeiro, para o meio-campo, sendo que Ronaldinho Gaúcho, atualmente na reserva do Milan, ficará fora dos próximos duelos da seleção brasileira.
O Brasil é o segundo colocado da Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2010 com 21 pontos, três a menos do que tem o líder Paraguai.
Já na Copa das Confederações, que servirá como preparação para a Copa do Mundo de 2010, também na África do Sul, a seleção brasileira tentará conquistar o seu terceiro título: triunfou em 1997, na Arábia Saudita, e na última edição, em 2005, na Alemanha.
Confira os 23 convocados do técnico Dunga:
# Goleiros: Júlio César (Inter de Milão-ITA) e Gomes (Tottenham-ING) e Victor (Grêmio)
#Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Kléber (Internacional-RS) e André Santos (Corinthians)
#Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique-ALE), Juan (Roma) Alex (Chelsea) e Luisão (Benfica-POR)
#Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Josué (Wolfsburg-ALE), Felipe Melo (Fiorentina-ITA) e Anderson (Manchester United-ING)
#Meias: Kaká (Milan-ITA), Ramires (Cruzeiro), Julio Baptista (Roma) e Elano (Manchester City-ING)
#Atacantes: Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla), Alexandre Pato (Milan) e Nimar (Inter)