O Brasil estreou da melhor forma possível na etapa de Osaka ( Japão) do Circuito Mundial de vôlei de praia. No primeiro dia de jogos do torneio japonês, todas as parcerias brasileiras, compostas por Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Renata/Val e Maria Clara/Carolina, obtiveram duas vitórias nesta quinta-feira (21/5) e se garantiram nas oitavas-de-final da competição, que terão início nesta sexta-feira.
Em um dos jogos mais aguardados do dia, as campeãs pan-americanas Juliana e Larissa enfrentaram as japonesas Sugayama e Kaneda, que contavam com o apoio local. Entretanto, mesmo com toda a torcida, as orientais acabaram superadas pelas brasileiras, que venceram por 2 sets a 0 (21/8 e 21/12) a primeira partida. Logo em seguida, a dupla derrotou as holandesas Remmers e Wesselink pelo mesmo placar (21/11 e 21/16) e avançaram para a próxima fase, onde terão pela frente as adversárias Julia Sude e Claudia Lehmann, da Alemanha.
Maria Clara e Carolina, vice-líderes do ranking mundial, também passaram com facilidade pelas neozelandesas Scarlett e Blundell, fazendo 2 sets a 0 na estreia, com parciais de 21/17 e 21/11. No segundo jogo, mais uma vitória, desta vez sobre as canadenses Lessard e Martin, também por 2 a 0 (21/18 e 22/20). Agora, elas medem forças contra as norte-americanas Tyra Turner e Angie Akers.
As oitavas-de-final da etapa de Osaka também contarão com um duelo 100% brasileiro. Isso porque Talita e Maria Elisa, que venceram as belgas Van Breendam e Mouha no confronto decisivo (21/17, 16/21 e 15/12) terão pela frente as compatriotas Renata e Val, que eliminaram as brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza por 2 sets a 0 (21/14 e 21/19).