Para quem estava dez meses afastada do circuito profissional, Maria Sharapova vinha atuando muito bem no Torneio de Varsóvia. Porém, nunca é fácil ficar tanto tempo fora das quadras, e a russa comprovou isso nesta quinta-feira, quando levou um duplo 6/2 da ucraniana Alona Bondarenko.
Reconhecidamente uma boa sacadora, Sharapova foi totalmente controlada pela rival nesse fundamento na Polônia, tendo vencido apenas 48% dos pontos em que encaixou o primeiro serviço. Ex-top 20, Bondarenko converteu cinco de dez break points e ganhou 62 dos 100 pontos disputados para avançar à semifinal na Polônia após 1h06.
Apesar da derrota, a russa não deve deixar o saibro de Varsóvia com más impressões. Nas rodadas anteriores, ela havia se destacado com vitórias sobre Tathiana Garbin e Darya Kustova, superando bem, portanto uma ausência de dez meses decorrida de uma lesão no ombro. Agora, resta saber se a tenista, que retornará ao top 100 do ranking feminino na próxima segunda-feira, confirmará participação em Roland Garros, o segundo Grand Slam de 2009.
Bondarenko, por sua vez, bateu Sharapova de forma inédita em três confrontos realizados e ratificou a condição de cabeça-de-chave oito da competição. Buscando sua primeira decisão desde 2007, quando foi vice-campeã na própria Polônia, a número 39 do mundo medirá forças com outra atleta que avançou facilmente. Trata-se da britânica Anne Keothavong (56), que precisou de 1h10 para atropelar a romena Ioana Olaru por 6/0 e 6/1. No único encontro entre as semifinalistas, a ucraniana levou a melhor, aplicando 6/3 e 7/5 no piso duro de Dubai.