Os velejadores Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam bem no Campeonato do Hemisfério Oriental, que está sendo realizado em Hyères, na França. Nesta quarta-feira, a dupla venceu a primeira regata do torneio e ficou na oitava colocação na segunda prova do dia, conquistando nove pontos perdidos e o terceiro lugar na classificação geral do campeonato, neste primeiro dia de disputas.
A liderança está com os franceses Jean Bernaz e Vincent Berenguier, com 7 pontos, seguidos pelos irlandeses Peter O'Leary e Tim Goodbody, que somaram 8 pontos. Após as regatas, os brasileiros, que foram vice-campeões olímpicos em Pequim, comentaram sobre os resultados e mostram confiança para as próximas disputas em Hyères.
"Tivemos ventos fracos, de 6 a 8 nós, e acho que acabamos tendo um bom desempenho. O barco está indo cada vez melhor e isso é muito bom", afirmou Scheidt, que possui quatro medalhas olímpicas e dez títulos mundiais. Seu parceiro de embarcação também possui opinião semelhante.
"Cada dia que passa entendemos melhor o barco. Ainda falta velejar no vento forte com onda", revelou Bruno Prada. O Campeonato do Hemisfério Oriental terá mais seis regatas e um descarte. Nesta quinta-feira, estão programadas três provas e a previsão meteorológica indica de ventos fracos a médios, com calor e mar calmo.
Além de Scheidt e Prada, os brasileiros Lars Grael e Renato Moura também estão participando do torneio, mas não iniciaram tão bem, conquistando um segundo e 17º lugar neste primeiro dia, ocupando a oitava colocação da tabela.
Confira os cinco melhores colocados da classificação:
1- Jean Bernaz/Vincent Berenguier (FRA) - 7 pontos perdidos (2 5)
2- Peter O'Leary/Tim Goodbody (IRL) - 8 (5 3)
3- Robert Scheidt/Bruno Brada (BRA) - 9 (1 8)
4- Georg Szabo/Rich Peters (EUA) - 11 (10 1)
5- Daniel e Beat Stegmeier (SUI) - 13 (9 4)