O atacante Eduardo da Silva ficou de fora da lista de 24 convocados pela seleção da Croácia para o jogo contra a Ucrânia, no dia 6 de junho, decisivo para o futuro da equipe nas Eliminatórias da Copa de 2010. Ele se recupera de uma lesão muscular na coxa, e o técnico Slaven Bilic disse que, se estiver melhor até o fim da semana, ele poderá se juntar à equipe.
Eduardo ficou praticamente por um ano afastado, por causa de uma fratura no pé sofrida no ano passado. Após a volta, sofreu algumas lesões musculares, típicas para os jogadores que se afastam por muito tempo por causa de lesões graves. Na volta, já atuou pela seleção em amistosos e no jogo contra Andorra, pelas Eliminatórias, quando marcou um gol na vitória por 2 x 0.
A Croácia está em situação complicada na briga para ir à Copa de 2010: em segundo lugar no Grupo 6, com 10 pontos, cinco a menos que a líder Inglaterra, precisa vencer a Ucrânia, que tem 7 pontos e um jogo a menos, para se manter da posição de disputar a repescagem para conseguir a classificação.