Quando todos esperavam uma semifinal do Torneio de Madri entre Dinara Safina e Jelena Jankovic, a suíça Patty Schnyder surpreendeu a sérvia e garantiu o duelo contra a russa, atual número um do mundo, na luta por uma vaga na decisão.
Até esta sexta-feira (15/5), Schnyder, 20ª colocada do ranking da WTA, só havia vencido um dos três duelos contra a número quatro do mundo, Jankovic. Contudo, com dois sets seguidos (parciais de 7/6 (8-6) e 6/3), a suíça diminuiu sua desvantagem para a sérvia e chegou à semifinal do Torneio de Madri.
Já Dinara Safina derrotou a ucraniana Alona Bondarenko por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3 e deixou tudo igual nos confrontos contra a 46ª do mundo, que havia superado a líder do ranking da WTA em Amelia Island, no ano passado.
Agora, Safina, que em 2009 venceu apenas o Torneio de Roma, tentará manter seu predomínio sobre Schnyder, já que a russa venceu os três jogos disputados até o momento contra a suíça - o último deles em Montreal, em 2008.
Na outra semifinal, a francesa Amélie Mauresmo e a dinamarquesa Caroline Wozniacki lutam por uma vaga na decisão da competição espanhola.