A final da Copa do Rei, disputada por Barcelona e Atlético de Bilbao nessa quarta-feira (13/5), teve um tom político. Quando o hino nacional espanhol foi tocado, torcedores de ambos o times o vaiaram e repetiram o gesto quando o rei da Espanha, presente no estádio Mestalla, em Valência, foi anunciado.
A TVE, canal estatal de televisão do país, censurou o fato. Como havia uma campanha antes da final para que catalães, representados pelo Barça, e bascos, torcedores do Atlético, vaiassem o hino nacional, a televisão, que já sabia disso de antemão, não transmitiu o momento.
Mais tarde, no intervalo da partida, a TVE pediu desculpas pelo "grave erro" e mostrou as imagens, mas com as vaias diminuídas, bem diferente do que aconteceu realmente, e a câmera fechada nos jogadores. Em virtude do 'erro', o canal anunciou que demitiu seu diretor de esportes.
A tensão entre catalães e bascos para se separarem da Espanha é antiga, e as duas províncias pedem autonomia para se tornar um Estado e ter seu governo próprio há décadas. Entretanto, o governo espanhol não reconhece os pedidos e tem abafado qualquer tipo de protesto.
Dentro de campo, o Barcelona levou a melhor sobre seu adversário e o goleou por 4 a 1, levando para o Camp Nou a taça da Copa do Rei.