O ala LeBron James, companheiro de Anderson Varejão no Cleveland Cavaliers, foi escolhido para a equipe ideal da NBA pelo segundo ano consecutivo, mas desta vez foi por unanimidade. O jogador já havia sido eleito o jogador mais valioso (MVP, em inglês) e conquistou outro prêmio individual nesta temporada.
James conduziu o Cleveland na melhor campanha da história da equipe na temporada regular. Os Cavaliers conseguiram 66 vitórias e 16 derrotas. O principal pontuador foi o astro do time ideal, que fez 28,4 pontos em média.
Além de LeBron, formavam o time ideal o ala-armador Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, o pivô Dwight Howard, do Orlando Magic, o ala alemão Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, e o ala-armador Dwyane Wade, maior pontuador da NBA com 30,2 pontos por jogo e que defende o Miami Heat.
Os 'reservas ideais' escolhidos foram o armador Chris Paul, do New Orleans Hornets, o ala-armador Brandon Roy, do Portland Trail Blazers, o pivô chinês Yao Ming, do Houston Rockets e os alas Paul Pierce, do Boston Celtics e Duncan, do San Antonio Spurs.
O terceiro time eleito por 122 jornalistas dos EUA e Canadá foi composto pelo armador Chauncey Billups, do Denver Nuggets, o francês Tony Parker, do San Antonio Spurs, o ala-pivô espanhol Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, o ala Carmelo Anthony, do Denver Nuggets e O''Neal, do Phoenix Suns.