A brasileira Patrícia Xavier, de 15 anos, morreu nesta quarta-feira (13/5). Jogadora do time juvenil do Emevé de Lugo, ela ficou gravemente ferida após um acidente com o micro-ônibus da equipe no último dia 3 de maio, em Santiago de Compostela, e não resistiu.
Desde o acidente na ocorrido na Espanha, a jovem brasileira permaneceu internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago. Nos últimos dias, Patrícia Xavier sofreu uma deterioração neurológica e estava em coma.
Devido ao acidente, a atleta precisou de intervenção cirúrgica após sofrer traumatismo craneoencefálico severo, traumatismo facial e policontusões. O time do Emevé de Lugo retornava de uma competição nas Canárias quando o veículo em que viajava saiu da via, bateu no muro de uma rotatória e capotou, provocando a morte de duas jovens.
Outra jogadora que estava no veículo segue internada e "evolui favoravelmente", de acordo com fontes oficiais. A atleta de 17 anos também sofreu intervenção cirúrgica devido a uma fratura vertebral.