Até a rainha Sofia apareceu nesta quarta-feira (13/5) na Caixa Mágica para acompanhar a estreia de Rafael Nadal no Masters 1000 de Madri, e o tenista não decepcionou. Focado como sempre, o número um do mundo só teve dificuldades no início da partida contra Jurgen Melzer, embalando depois para aplicar 6/3 e 6/1.
Além da rainha da Espanha, cuja presença no complexo madrileno já havia sido anunciada anteriormente, personalidades do mundo do futebol, como o atacante Raul González e o técnico Juande Ramos, ambos do Real Madrid, acompanharam de perto a partida de Nadal, que se estendeu por 64 minutos.
O jogo rápido aconteceu por causa da contundência do espanhol mas também em função da agressividade de Melzer, que optou por subir à rede em praticamente todos os pontos nos quais serviu. A tática de saque e voleio deu resultado no começo, e o marcador do primeiro set ficou empatado por 3/3, porém começou a ruir - o austríaco acabou sofrendo com as devoluções baixas do rival, que o obrigavam a volear sempre defensivamente.
Com o apoio de toda a torcida, Nadal assegurou sua 31ª vitória seguida no saibro e seguiu firme rumo ao quarto título consecutivo nessa superfície. Após brilhar em Roma, Montecarlo e Barcelona, ele marcou compromisso 'em casa' com o alemão Philipp Kohlschreiber, a quem bateu nos quatro confrontos já realizados. No saibro, o 35º colocado do ranking de entradas jamais marcou mais de seis games no favorito.
Para avançar, nesta quarta-feira Kohlschreiber manteve o croata Marin Cilic em baixa quanto atua no saibro, vencendo o cabeça-de-chave 13 do torneio em batalha de 2h53: parciais de 6/1, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-2).