Um dos maiores especialistas em lesões no quadril em todo o planeta, Marc Philippon foi o responsável pela segunda cirurgia de Gustavo Kuerten e nesta quarta-feira (13/5) terá em sua mesa outro paciente ilustre, David Nalbandian. Com uma contusão parecida à do ex-tenista brasileiro, o argentino também escolheu o médico norte-americano para operar, em procedimento que ocorrerá em Barcelona.
Bastante conceituado, Philippon é considerado o número um em quadril nos Estados Unidos, porém não conseguiu levar Guga de volta à melhor forma. O tricampeão de Roland Garros realizou uma artroscopia com o doutor em 2004, na segunda operação realizada no quadril, mas depois disso só venceu quatro das 14 partidas até se aposentar.
Agora, quem aposta alto no norte-americano é Nalbandian. A princípio, o argentino estava muito receoso em fazer a cirurgia, visto que deve perder o restante da temporada de 2009 por causa dela, mas não resistiu após ser eliminado na primeira rodada do ATP 250 de Estoril, na semana passada.
Finalista de Wimbledon em 2002, o atleta sente dores no quadril pelo menos desde o ano passado, quando venceu batalha de cinco sets contra Robin Soderling pela Copa Davis. Segundo ele, as dificuldades maiores estão ao bater a esquerda, em um problema que ele garante, em todo caso, ser menor que aquele que praticamente encerrou a carreira de Kuerten.
Depois do procedimento desta quarta, Nalbandian ficará internado em uma clínica de Barcelona por dois dias. Ele só deve voltar à Argentina em junho e confia na expectativa de seu médico pessoal, Ruiz Cotorro, que afirmou que ele voltará à ação em 2010 estando '100%'.
Se conseguir dar realmente a volta por cima, o cordobês cumprirá trajetória distinta à de Guga, mas também à do sueco Magnus Norman, outro ex-número um do mundo que despencou depois de uma contusão no quadril. No ano passado, o australiano Lleyton Hewitt também se submeteu a um procedimento cirúrgico na região, tendo retornado às quadras este ano com relativo sucesso - já alcançou a 53ª posição do ranking de entradas e venceu em abril o ATP 250 de Houston.