Somente uma tragédia capaz de dar inveja aos gregos tirará o Grêmio da Libertadores, nesta quarta-feira (13/5). Não confirmar a classificação sobre o San Martín nas oitavas de final é impensável. A torcida que irá ao Olímpico para a partida programada às 22 horas (de Brasília) não cogita esta hipótese por um instante sequer.
No confronto de ida, os gaúchos venceram por 3 x 1, no Peru. O resultado dá imensa vantagem aos tricolores. Somente uma derrota por três gols de diferença tiraria a vaga nas quartas de final dos gremistas. Na história, o Grêmio nunca sofreu três gols como mandante em um jogo pela principal competição do futebol das Américas.
Outra possibilidade que eliminaria o clube brasileiro seria uma derrota por dois gols de diferença a partir de 4 x 2, tarefa que soa pouco plausível para o San Martín, décimo colocado no Campeonato Peruano.
"Não podemos cair nessa mesma armadilha', comentou o capitão Tcheco, ao lembrar a desclassificação do Flamengo no ano passado para o América, do México, no Maracanã.
Com uma vantagem confortável para avançar, o principal teste da noite estará relacionado à popularidade do técnico interino Marcelo Rospide. Na abertura do Brasileirão, pela primeira vez, ele foi vaiado devido às substituições efetivadas no decorrer do embate diante do Santos.
O empate por 1 x 1 foi, também, o primeiro duelo sem vitória em cinco jogos de Rospide na direção da equipe. "Às vezes, falta tolerância", defende-se Rospide. "Parece que sou obrigado a ganhar todas as partidas. Nenhum técnico vence todas", desabafa.
O prazo de validade do interino está expirando. Não pelos resultados, mas pelo fato de o treinador efetivo estar próximo de ter o seu nome anunciado. Rospide ficará no máximo mais três jogos à frente do Grêmio, depois retornará para a função de auxiliar técnico.
Rospide possui um desfalque de última hora. O zagueiro Léo acusou uma contratura muscular na coxa e foi vetado da partida. Sua ausência evita que a formação ideal seja epetida pela quarta vez consecutiva. Na sua vaga deverá entrar Willian Thiego.
No lado de lá do confronto, a situação é oposta. Com uma campanha irregular no torneio local, o San Martín tentará realizar uma partida perfeita, a melhor de sua curta história. Nesta Libertadores, Los Albos não venceram nenhuma partida como visitantes.
A situação tentará ser revertida apesar dos desfalques. O time terá que superar as ausências do atacante argentino Ludueña, principal nome do elenco, e do meia Cejas, recém contratado, ambos lesionados. Apesar de estar em desvantagem no confronto, o diretor de futebol Álvaro Barco ainda demonstra otimismo.
"No fundo, tudo é possível. O mais fácil já passou, temos que jogar as partidas. Estamos conscientes de que será muito difícil. Mas no futebol temos acompanhado jornadas épicas em todos os campeonatos e vamos tentar fazer uma delas", comentou Barco. Afinal, só realiza uma tragédia quem possui esperança.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SAN MARTÍN
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 13 de maio de 2009, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Antonio Arias (Paraguai)
Assistentes: Milcíades Saldívar e César Franco (ambos do Paraguai)
GRÊMIO: Victor; William Thiego, Rever e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Souza, Tcheco e Fábio Santos; Jonas e Maxi López
Técnico: Marcelo Rospide
SAN MARTÍN: Butrón; Salas, Ballón, Honores e Huamán; Hinostroza, Carrillo, Silva e Díaz; Arzuaga e García
Técnico: Victor Rivera