A seleção da República Tcheca anunciou nesta terça-feira o sucessor do técnico Petr Rada, despedido em abril. O nome do novo treinador é Frantisek Straka, que acabou sendo escolhido em pretensão ao favorito ao cargo, Dusan Uhrin.
Straka nunca teve muito destaque internacional. O ex-zagueiro que defendia a bandeira da Tchecoslováquia treinou times de pouca relevância mundial. O último emprego do treinador foi no OFI Creta, da Grécia.
A escolha da Federação Tcheca de Futebol, assim, não deixa de ser surpreendente. O veternao Uhrin, que dirigiu a seleção daquele país entre 1994 e 97 e levou os tchecos à final da Eurocopa de 1996, era o mais indicado para substituir Rada.
"É um sonho que está se tornando realidade. Prometo fazer tudo o que eu puder para tirar a nossa seleção da situação complicada na qual se encontra", declarou o novo treinador tcheco.
Frantisek Straka assume uma República Tcheca que corre o risco de não disputar a Copa do Mundo de 2010. Nas Eliminatórias Europeias, o combinado nacional é apenas a quarta colocada do grupo 4, com oito pontos. A Irlanda do Norte, com 13, lidera a chave, seguida por Eslováquia (12) e Polônia (10).